Praia da Fazenda – foto Aline Rezende

Para cada ano de existência, uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica será plantada. Assim, o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar – em Ubatuba – pretende celebrar os 40 anos da Unidade de Conservação.  Desta forma, cedros, ipês- amarelos e roxos, canelas-amarelas, jacarandás e palmeiras-juçaras passarão a contribuir para recuperar a vegetação de um trecho às margens da Rodovia BR-101. A ação acontece no próximo dia 30, aniversário do PESM, com a ajuda de estudantes e munícipes.

No período da manhã,  às 9h, o evento será realizado com uma turma de estudantes. Já no período da tarde, a atividade é aberta ao público, a partir das 13h. O ponto de encontro é no Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, na Praia da Fazenda.

O plantio será um misto de diversão, aventura e educação ambiental. Os participantes farão a Trilha do Picadão da Barra, que atravessa a planície litorânea, passando por ambientes de restinga e manguezal, até chegar à barra onde os rios Fazenda e Picinguaba se encontram com o mar. Para finalizar, a travessia será feita de barco, terminando o passeio na belíssima Praia da Fazenda. Pelo caminho, é possível observar a vegetação de praia e ambiente marinho e saber um pouco mais sobre esses ecossistemas.

Serviço

O Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba fica na rodovia BR 101, km 11, Ubatuba/SP. Para participar desta e de outras atividades, entre em contato pelo e-mail: npicinguaba.agendamento@fflorestal.sp.go.br