Refúgio da maior população do maior primata das Américas, parque abriga também diversas espécies ameaçadas da Mata Atlântica

PECB é um pedaço de paraíso entre o Vale do Ribeira e o Alto do Paranapanema

O Parque Estadual Carlos Botelho, situado entre o Vale do Ribeira e o Alto do Paranapanema, preparou uma série de atividades no mês de setembro em comemoração aos seus 35 anos. Os eventos terão ênfase nas comunidades tradicionais como indígenas e quilombolas, mostrando toda sua cultura em exposições, oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa, trilhas e muito mais. De 1° a 10 de setembro, acontece o I Festival Carlos Botelho de Arte e Cultura, com uma extensa programação.

A celebração tem início com a Seletiva do Pan-americano de Caiaque Polo, que reúne competidores de todo o Brasil. A abertura da Seletiva acontece no Centro de São Miguel no dia 1° e as competições, nos dias 2 e 3, na Represa do PECB, em São Miguel Arcanjo. O evento é aberto ao público, realizado pela Confederação Brasileira de Canoagem, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo e apoio da Fundação Florestal.

Segundo a gestora do PECB, Stephanie Sales, esta Unidade de Conservação é um importante refúgio de espécies ameaçadas de extinção. “O PECB abriga a maior população mundial do maior primata das Américas, o muriqui, que se tornou a espécie-símbolo do parque. Promover a manutenção e sustentabilidade desta e de outras espécies chaves da Mata Atlântica – como a onça pintada, anta, onça-parda e cachorro-do-mato-vinagre – é uma grande conquista ambiental para a região do Alto do Paranapanema e Vale do Ribeira.”

Sobre o PECB

Esta Unidade de Conservação é uma das quatro que compõem o Mosaico de Parananema, junto com os Parques Estaduais Turístico Alto Ribeira (PETAR);  Intervales e Nascentes do Paranapanema, além da Estação Ecológica de Xitué, compondo um dos maiores continuos de Mata Atlântica do país.

Situado entre os municípios de São Miguel Arcanjo, Sete Barras, Tapiraí e Capão Bonito, o PECB é um pedaço de paraíso que possui diversos atrativos turísticos e ambientais, incluindo uma Estrada-Parque de 33 km que liga os municípios de Sete Barras e São Miguel Arcanjo, ao longo da Serra da Macaca.

A sinuosidade de seu percurso surpreende o visitante a cada curva, com diversos atrativos como bicas, mirantes, cachoeiras, rio e pontos de descanso com quiosques para piquenique que estimulam a contemplação. Para quem deseja um momento de relaxamento, o Ribeirão da Serra é corpo d’água cristalino propício ao banho em vários pontos.

Os mais aventureiros têm opções de trilhas em meio à Mata Atlântica, como a do Zé Leme, autoguiada, com 800 m de extensão e a do Ribeirão Branco, um percurso de nível difícil, com 10 km. Este último passeio é guiado e necessita de agendamento prévio.

Serviço

Para mais informações, ligue: (15) 3279-0483, ou escreva para: pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br . O PECB fica na Rodovia SP-139, km 78,5 – Bairro do Abaitinga – São Miguel Arcanjo – SP.

Confira a programação completa e participe!

2 e 3 de setembro –  Seletiva do Pan-americano de Caiaque Polo na Represa do PE Carlos Botelho (São Miguel Arcanjo).

Local: Sede São Miguel Arcanjo

07 de setembro – Cultura Indígena

Local: Núcleo Sete Barras

9h – Abertura dos atrativos naturais e Feira de Expositores (Sebrae)

10h – Oficina sobre Sistemas Agroflorestais – Associação de Desenvolvimento do Bairro do Rio Preto

11h – Apresentação da Aldeia Indígena

12h – Praça de Alimentação com comidas típicas do Vale do Ribeira

13h – Apresentação da Aldeia Indígena

16h –  Encerramento

Atração especial: Educação em Rodovias – Van interativa do DER (Guerra)

08 de setembro – Cultura Afro e Quilombola

9h- Atrativos naturais e Feira de Expositores

10h – Oficina de bonecas

11h – Apresentação SESC – Amir Rabequeiro

12h –  Praça de Alimentação com comidas típicas do Vale do Ribeira

13h30 – Apresentação SESC – Amir Rabequeiro

16h – Encerramento

Atração especial: Educação em Rodovias – Van interativa do DER (Guerra)

09 de setembro – Cultura Afro e Quilombola

9h – Abertura dos atrativos naturais e Feira de Expositores

10h – Oficina Bonecas Abayomi

11h – Apresentação Violeiros de Juquiá

12h – Praça de Alimentação – Música ambiente

13h30 – Apresentação Violeiros de Juquiá

Dia 10 de setembro – Cultura Afro e Quilombola

9h – Abertura dos atrativos naturais  e Feira de Expositores

10h – Oficina de Grafite em madeira dos irmãos DING

11h – Apresentações culturais

12h –  Praça de Alimentação – Música ambiente

13h – Apresentações culturais

Atração especial: Educação Ambiental – Polícia Militar Ambiental de Registro

10 de setembro

Local: Sede São Miguel Arcanjo

10h – Roda de conversas com RPPNistas e Parques Ecológicos

11h – Hino Nacional Brasileiro (alunos do Projeto Guri de São Miguel Arcanjo).

11h – Banda Marcial de São Miguel Arcanjo

12h  – Taiko  (Kaikan de São Miguel Arcanjo e Colônia Pinhal).

12h30 Show – banda Avenida 5 (músico Tutu)

Exposições Temáticas:

– Parque Ecológicos e RPPNs: Parque do Zizo, Parque da Onça Parda, RPPN Taquara, RPPN Trápaga.

– Vinícolas da Rota do Vinho de São Miguel Arcanjo / SP 139 (Organização e Apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria de Agricultura de São Miguel Arcanjo).

– Cervogia – Cervejaria Artesanal do Município de São Miguel Arcanjo (à confirmar)

– Cachaçaria Euskuardoa: Fazenda Elguero  (à confirmar)

– Fundo Social de Solidariedade : Bolinho de Frango e rojão – comidas típicas da região. Trabalhos Manuais do CRAS.