Unidade é a maior área contínua preservada na Mata Atlântica, com 332 mil hectares

O Parque Estadual Serra do Mar (PESM) completa 40 anos no próximo dia 30 de agosto. Para celebrar as quatro décadas de história de uma das maiores Unidades de Conservação da Mata Atlântica no Brasil, o Núcleo Cunha do PESM preparou uma programação recheada de aventuras com a criançada do entorno durante todo o dia 30, incluindo plantio de mudas, trilhas e Gincana Ecológica.

As atividades são gratuitas, voltadas para estudantes, e têm início às 8h. Não é necessário fazer agendamento prévio. A trilha escolhida para marcar este dia especial é o belíssimo percurso que margeia o Rio Paraibuna, com suas corredeiras e quedas, além da Mata de Araucárias, típica desta região. Ao longo da caminhada, monitores falam da importância da Mata Atlântica, das belezas naturais, da fauna e flora locais. A Gincana Ecológica consiste em uma divertida caça ao tesouro em que os participantes serão divididos em equipes. Para chegar ao tesouro, terão de desvendar pistas com temas ambientais.

Sobre o PESM – Cunha

Um dos 10 Núcleos do PESM, o Núcleo Cunha possui grande relevância ambiental no Vale do Paraíba. Considerado o berço das águas, é no município de Cunha que os rios Paraibuna e Paraitinga se unem, dando origem ao Rio Paraíba do Sul. O cenário deste Núcleo, representado pela Trilha das Cachoeiras, ilustra bem essa forte relação com os recursos hídricos da região.

Sua mata guarda preciosidades da flora, como o cedro, peroba, maçaranduba, araucária, canela, ipê, guatambu, grumixava, quaresmeira, palmito, variedades de bromélias e orquídeas diversas. Entre os representantes da fauna, destacam-se o sagui-da-serra-escuro, mono-carvoeiro, sauá, onça parda, anta, porcos do mato queixada e cateto, além de aves como: macuco, jacutinga, saudade, cuiú-cuiú, negrinho-do-mato, pavó, gavião de penacho, canário da terra, curió, inclusive a pomba-pararu que consta na lista do IBAMA como criticamente ameaçada.

Serviço

Para mais informações, ligue: (12) 3111-2353/1818 , ou escreva para pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br