Construção é símbolo do Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar e foi restaurada com doações e mão de obra voluntária dos moradores de Salesópolis

Reforma continua após festividades – fotos: Ana Lúcia Wuo

Construída pela população há cerca de cem anos, a histórica Capela de São Lourenço será reinaugurada nesta semana, dia 10, pela comunidade de Salesópolis, em parceria com o Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar (PESM – NPDor).

A revitalização da capela, símbolo do Núcleo Padre Dória, foi possível graças à união da comunidade, que doou materiais e mão de obra. O PESM – NPDor realizou o levantamento histórico do local, promoveu a conscientização da comunidade sobre a sua importância histórica e cultural para a região e incentivou a revitalização.

Além da celebração de missa no dia 10, a comunidade dará continuidade às comemorações no dia 13, com a realização de atividades culturais, de gastronomia típica, e caminhadas. O evento é gratuito e aberto ao público. Após as festividades, a reforma continuará com recursos arrecadados durante o evento.

Era costume religioso e do próprio Padre Dória demarcar os locais por onde passava, pregando cruzes. O local onde foi erguida a capela foi um dos demarcados por ele. Segundo registros históricos, o local também era conhecido como Quilombo de São Lourenço. Ao longo de anos a capela era o local utilizado pela comunidade para se reunir e organizar comemorações diversas.

Segundo a gestora do Núcleo Padre Dória do PESM, Ana Lúcia Wuo, a revitalização da capela tem como objetivo a sensibilização e o fortalecimento das parcerias em prol da preservação ambiental. “Reconhecemos a importância da capela, não só como marco histórico-cultural e arquitetônico, mas também como um elo entre o Parque e a comunidade. É por conta desta união que o Dia de São Lourenço será celebrado com a reinauguração da capela e as festividades tradicionais. Esta é uma grande alegria para todos nós.”

Quem foi Padre Dória

Um dos ilustres personagens históricos de Salesópolis, o padre Manoel de Faria Dória é apontado pelos historiadores regionais como benemérito civilizador da região. Sua principal obra foi a construção de uma estrada que ligava São Sebastião a Salesópolis, que tinha o objetivo de contribuir para o progresso dos vilarejos de São Sebastião. Atualmente, a Estrada do Rio Pardo é um dos principais atrativos turísticos do núcleo que leva o nome do Padre que desbravou este trecho da Serra do Mar.

Confira a Programação e participe:

Dia 10 (quinta-feira)
14h – Instalação do Cruzeiro e hasteamento da bandeira
15h – Santa Missa presidida pelo Padre Antonio Carlos de Menezes

Dia 13 – (domingo)
8h – Caminhada da Fé – partindo da Capela de Santa Cruz da Nascente até a Capela de São Lourenço – 8 km
8h – Carreata e biketour partindo da Igreja Matriz até a Capela São Lourenço
11h – Santa Missa presidida pelo Padre Luciano Batata
13h –  Almoço com apresentações culturais – Grupo de Moçambinque “Origem de Salesópolis”, seguido de leilão de prendas e ação entre amigos em prol da reforma da Capela

Parceiros
Suzano Papel e Celulose e Comunidades São Lourenço e do entorno do Parque

Serviço
O Núcleo Padre Dória fica  na Estrada Rodrigues de Campos, km 02 – B. dos Pintos. Para mais informações ligue (11) 4696 0981 ou escreva para o email: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br. Saiba mais sobre este núcleo clicando aqui.