As férias chegaram e o Parque Estadual Cantareira está com uma programação especial para a criançada nos núcleos Pedra Grande e Cabuçu, de 9 a 14 de julho. Sempre com ênfase na educação ambiental, o evento inclui contação de histórias, oficinas de arte, trilhas e exibição de filmes.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no próprio núcleo ou por telefone. Vagas remanescentes serão distribuídas na hora. Para as atividades em trilha, é necessário o uso de calça comprida e tênis.

Em sua 9ª edição, as atividades de férias no PEC visam proporcionar uma alternativa de lazer aos estudantes, ao mesmo tempo em que contribuem para a conscientização ambiental das crianças e jovens. “Procuramos sempre abordar as problemáticas ambientais com eles,  contribuindo para a formação socioambiental deles, no sentido de torná-los aptos a decidir e atuar gradativamente na realidade do meio em que estão inseridos”, explica o gestor do PEC, Vladimir Arraes.

Núcleo Pedra Grande

De 9 e 14 de julho, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h. No dia 9, acontece uma “contação de histórias”, com a voluntária Mirian de Souza Carlos. Nos dias 11 e 13, os participantes farão uma caminhada até a Pedra Grande, conversando sobre a fauna e a flora local, a importância das florestas para a qualidade de vida na cidade e a necessidade da sua preservação. No dia 12, as crianças participam de uma atividade sensorial, fazendo colagens de materiais naturais como folhas e terra. No dia 14, será realizado um plantio de mudas e sementes de árvores nativas da Mata Atlântica, com dicas e bate-papo de incentivo ao plantio de árvores nativas nos quintais e jardins.

Serviço

O Núcleo Pedra Grande do PEC fica na Rua do Horto, 1799 – Horto – São Paulo.

Telefone: (11) 2203-0115.

Ingresso: R$ 13,00

Núcleo Cabuçu

De 11 a 14, serão realizadas atividades lúdicas com crianças moradoras do entorno do parque. No dia 11, acontece uma caminhada na Trilha da Jaguatirica, visita à Barragem do Cabuçu e um Bingo com elementos da natureza. No dia 12, uma Oficina de Reciclagem ensinará a criançada a transformar embalagens diversas em brinquedos. No dia 13, acontecem gincanas de Coleta Seletiva e Caça aos Tesouros da Natureza. No dia 14, numa sessão de cinema, será apresentado o filme “Wall-E” que aborda os impactos causados pelo homem ao meio ambiente. Após o filme, será realizada avaliação para calcular a pegada ecológica dos participantes e discussão sobre a maneira que cada um pode contribuir para redução dessa pegada.

Serviço

O Núcleo Cabuçu fica na Av. Pedro de Souza Lopes, 7903- Jd. São Luiz – Guarulhos.

Telefones: (11) 2401-6217/ 2406-8429

Ingresso: R$ 13,00