Temporada de inverno é o período em que o parque mais recebe visitantes no ano. Voluntários podem atuar em diversas áreas como orientações aos visitantes, educação ambiental; manutenção de trilhas e outros

A temporada de inverno teve início no mês de junho e o Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ) está em busca de pessoas interessadas em participar do Programa de Voluntariado da Fundação Florestal e ser um colaborador durante este período em que a Unidade de Conservação é mais visitada. Podem participar moradores do município e região, a partir de 15 anos, brasileiros e estrangeiros regularizados. Menores de 18 anos devem ter autorização dos responsáveis.

Os voluntários podem atuar nas mais diversas frentes, como: prestação de informações e orientações aos visitantes; monitoria e educação ambiental; manutenção de trilhas e outros atrativos/ instalações e outras atividades de auxílio à gestão. Os participantes receberão treinamento para execução das atividades, uma camiseta do parque e certificados de sua atuação.

O voluntariado traz benefícios tanto para a gestão quanto para quem disponibiliza seu tempo e seu trabalho em prol da conservação ambiental. Ser voluntário em Unidades de Conservação fortalece a cidadania, aprimora os conhecimentos técnico-científicos dos participantes e engaja a sociedade para as questões ambientais, além de contribuir para a conservação, preservação e valorização do patrimônio ambiental e cultural da região onde o parque está inserido.”

Inscrições

Os interessados devem se inscrever no Programa de Voluntariado da Fundação Florestal, pelo link: www.ambiente.sp.gov.br/programadevoluntariado e seguir as orientações do menu Cadastro. Para mais informações, ligue (12) 3663-3762 / 3663-1977 / 3663-3804 ou entre em contato pelo e-mail: pe.camposdojordaoup@fflorestal.sp.gov.br.

Sobre o parque

O PECJ, conhecido pelos jordanenses como Horto Florestal, é o Parque Estadual mais antigo do Estado de São Paulo. Foi criado em 27 de março de 1941. Possui área de 8.341 hectares ocupando cerca de um terço do município de Campos do Jordão. O objetivo principal de sua criação foi preservar os últimos remanescentes de Matas de Araucária, formação vegetal que hoje conta com apenas 1% a 3% da sua área original de cobertura. É uma das UCs mais visitadas do Estado de São Paulo, com uma média de 11 mil visitantes por mês, tendo recebido mais de 142 mil visitantes no ano de 2016. A época de maior fluxo de visitantes é a temporada de inverno, principalmente nos meses de junho e julho.