Palestras, gincanas, oficinas, passeios ciclísticos, trilhas, exposições, pedágios ambientais e muitas outras atividades fazem parte da programação voltada tanto para grupos escolares como para o público em geral

Tradicional passeio ciclístico no Núcleo Santa Virgínia do PESM

No próximo dia 5 de junho, celebra-se a mais importante data do calendário ambiental: o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, a data tem como principal objetivo chamar a atenção sobre a importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção da vida no Planeta Terra.

Anualmente, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal, realiza uma extensa programação voltada para a educação ambiental em dezenas de unidades de conservação espalhadas por todo o estado de São Paulo. Essa iniciativa visa proporcionar bons momentos em meio à natureza e despertar a conscientização ambiental.

Confira a programação completa e participe:

REGIÃO METROPOLITANA

Parque Estadual Juquery (PEJy), em Franco da Rocha, realizará uma semana de atividades comemorativas, não só pelo Dia do Meio Ambiente, mas também pelo seu 24º aniversário. De 5 a 11 de junho, haverá palestras, trilhas monitoradas, oficinas, passeio ciclístico, caminhada noturna e exposições, tanto no parque como em seu entorno.

Entre as atividades abertas ao público, no dia 5, a unidade terá um stand montado no centro de Franco da Rocha, das 9h às 14h. No dia 9, das 18h às 22h, ocorre o Passeio da Lua, com roteiro ciclístico e caminhada noturna. Para esta atividade, é necessário ser maior de 18 anos ou estar acompanhado por responsável, além de portar lanterna e equipamentos básicos de segurança para ciclistas tais como: capacete, luvas e bike adequada. Já no dia 10, das 10h às 16h, ocorre o Cine Juquery e no dia 11, das 8 às 17h, Oficina de Pintura e Jogos Lúdicos para a criançada.

Parceiros

26º Batalhão da PM – Canil, E.E Aladino Polon, Prefeitura de Franco da Rocha.

Serviço

telefone: (11) 4449-5545 e 4443-3106, de segunda a sexta, das 8 às 17h.

e-mail: pe.juquery@fflorestal.sp.gov.br

endereço: Rod. Prefeito Luiz Salomão Chamma km 46.

Entre os dias 5 e 9 junho, o Parque Estadual Jaraguá, na grande São Paulo, desenvolverá atividades em duas escolas do entorno, com atividades como hortas suspensas, resíduos sólidos, identificação de espécies arbóreas e programa Ecocidadão, com apostila e dicas para projetos ambientais na escola. Além disso, de 3 a 11 de junho, na sala de informações do Pico do Jaraguá será elaborada uma exposição sobre o Viveiro de Mudas do PEJ – Juliana Molás, com mudas nativas da Mata Atlântica e Cerrado, biomas presentes na UC e conteúdos explicativos.

Serviço

telefones: (11) 3945-4532/ (11) 3943-522/ (11) 3941-2162

e-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br

endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luísa.

 

VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

No dia 5 de junho, o Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ) realiza a Gincana Educativa sobre a Mata Atlânticadas 9h às 11h e das 14h às 16h. Com corridas de respostas, desenhos, debates e premiação, o evento é voltado para alunos do ensino fundamental e ensino médio e busca proporcionar conhecimento ambiental às crianças e jovens, além de sensibilizar para a importância do equilíbrio da vivência do homem e a conservação da natureza.

Parceiros

Secretaria Municipal da Educação, Zoom Aventura (Permissionário do PECJ)

Serviço

telefones: (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804

e-mail: pe.camposdojordaoup@fflorestal.sp.gov.br

endereço: Av. Pedro Paulo, s/n. Horto Florestal

Nos dias 30/5 e 5/6, a Estação Ecológica Bananal realiza uma programação voltada para o público estudantil com palestra e identificação do bioma de Mata Atlântica; visita às cachoeiras e roda de conversa. O objetivo é contribuir com a formação didática dos alunos destacando a importância dos biomas.

Parceiros

Secretaria Municipal de Educação e Escola Municipal Coronel Nogueira Cobra

Serviço

telefone: (12) 3116-2008, das 8h às 17h

No dia 5 de junho, o Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar promove atividades com alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Cunha. O evento, em sua sétima edição, faz parte da Agenda Ambiental do município e contará com palestra lúdica, teatro de fantoches e Gincana Ecológica.

Parceiro

Prefeitura da Estância Climática Cunha

Serviço

teleone: (12) 3111-1818/2353

e-mail: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br

No Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar, o Dia da Mata Atlântica será celebrado com ingresso isento nas trilhas do Poção e Jequitibá para os visitantes no dia 27 de maio, às 8h30 e 9h ou 13h e 13h30, respectivamente. Os participantes também receberão uma muda de árvore frutífera nativa do bioma. No Centro de Visitantes da UC, haverá também uma exposição com o tema “Ecocidadão”, trazendo informações educativas sobre o respeito ao meio ambiente.

Para participar da programação, é preciso se inscrever previamente pelo telefone. As vagas são limitadas. Os participantes devem usar calçados fechados e calça.

Parceiros

Monitores ambientais do núcleo, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e representantes da escola EMEI/EMEF “Prof. Lúcio Jacinto dos Santos”.

Serviço

telefone: (12) 3882-5999 – atendimento até às 17h.

e-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br

endereço: PESM Núcleo Caraguatatuba – Rua Horto Florestal, n° 1200, bairro Rio do Ouro.

Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba, realizará atividades para diversos tipos de público, de 5 a 11 de junho, das 9h às 17h. No Dia Mundial do Meio Ambiente (5) e no Dia dos Oceanos (8) estudantes participarão de uma aula de educação ambiental ao ar livre na Trilha do Sul, com coleta de resíduos sólidos; classificação e tempo de decomposição desses resíduos e plantio de mudas nativas, entre outros. Já nos dias 6 e 9, o público em geral poderá participar do roteiro histórico-cultural do PEIA; exposição sobre o ecossistema de restinga e plantio de espécies nativas. Nos dias 10 e 11, o mesmo roteiro será feito com funcionários e pais da APAE – Ubatuba e funcionários da SANEPAV – Ubatuba.

Parceiros

Agropuro Nativas; Associação Coaquira de Guia de Turismo, Monitor e Condutor de Ubatuba; Associação Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta e Filhos da Ilha; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ubatuba; Escola Estadual Maria Alice Alves Pereira; Escola Estadual Florentina Martins Sanchez; SANEPAV (Ubatuba) e Viva Turismo.

Serviço

telefone: (12) 3842-1231, das 8h às 17h50

e-mail: peianchieta@gmail.com

endereço: Acesso pelo Píer do Saco da Ribeira – Av. Plinio de França, nº 85

No dia 31/05, às 14h, a Trilha Fluvial pelo manguezal do Rio Fazenda no Núcleo Picinguaba do PESM será aberta ao público. Trata-se de um fantástico percurso feito a remo.  As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever por email. No dia 05, às 10h, a pesquisadora da Unicamp Simone Vieira fará uma apresentação a respeito do projeto de pesquisa desenvolvido na Unidade de Conservação, na área de Ecologia.

No dia 09, às 08h, o Encontro Jovem TransforMar acontece no Núcleo Picinguaba. Em parceria com o Projeto TAMAR de Ubatuba, o Encontro reunirá jovens das entidades de defesa da criança e adolescente da cidade, em atividades que promovam a sensibilização para o cuidado com o meio ambiente e oceanos.

Parceiros

Associação dos Monitores Ambiental – Guanandi, APAMLN, TAMAR e UNICAMP.

Serviço

Endereço: Rodovia BR 101 – Km 11

Email: agendamento.picinguaba@gmail.com

Nos dias 26/05 e 8/6, a Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN) realiza palestras sobre a importância socioecológica da UC em Ubatuba e Ilhabela, respectivamente. O evento em Ubatuba será às 15h, no Centro de Visitantes do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba e, às 15h30min, no Paço Municipal de Ilhabela. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

Parceiros

PESM-Núcleo Picinguaba, Parque Estadual de Ilhabela, alunos e professores do Grupo Senzala de Capoeira – Méier, pescadores artesanais de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Serviço

endereço: Rodovia BR 101, km 11, s/n – Praia da Fazenda, Ubatuba – SP (Centro de visitantes PESM-Núcleo Picinguaba) e Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, Perequê, Ilhabela – SP (Paço Municipal de Ilhabela)

O Parque Estadual Ilhabela realiza uma série de atividades lúdicas, informativas e educativas para públicos variados. Serão realizadas palestras, trilhas, exposições e outras atividades, na semana de 30 de maio a 09 de junho de 2017.

No dia 06 de junho, às 13h30, o PEIb leva os alunos do 4º ano da Escola Municipal José Belisário para uma visita técnica ao Mangue e Praia do Perequê, para identificar a importância e problemas causados ao mangue neste local e qual a relação com o PEIb. No dia 08 de junho, às 15h, às 16h haverá uma atividade lúdica na Escola Day Dream, para os alunos de 3 e 4 anos, sobre as Aves de Ilhabela. Encerrando a semana, no dia 09, às 9h, haverá uma palestra na Escola Municipal Ofélia Reale, que abordará assuntos ligados à área do Baepi, como recuperação da área de sapezal, queimadas, turismo entre outros.

Serviço
Telefones: (12) 3896-2585 / (12) 3896-1646
E-mail: peilhabela@fflorestal.sp.gov.br
Endereço: Praça Coronel Julião de Moura Negrão, n°115 – Vila Centro/ Ilhabela

No dia 11 de junho, o Núcleo Santa Virgínia do PESM realiza seu tradicional Passeio Ciclístico em comemoração ao dia do Meio Ambiente. A concentração acontece na Praça Oswaldo Cruz, no Centro de São Luiz do Paraitinga, às 8h. As bikes seguem de caminhão e os participantes vão de ônibus até a Estrada Abílio Monteiro de Campo, onde acontece o passeio até o Centro de Visitantes do PESM Núcleo Santa Virgínia, totalizando 30 km de pedalada em estrada de terra, passando por lugares exuberantes e belissímas cachoeiras.

O evento é aberto a todos os públicos, desde crianças, idosos, jovens e adultos. As inscrições vão de 29/05 até 08/06 e podem ser feitas por email.

Parceiros

Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga, e comerciantes locais

Serviço

Fones: (12) 3671-9266 ou 3671-9159

E-mail: pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br

BAIXADA SANTISTA

De 02 a 04/06, a equipe do Parque Estadual Restinga de Bertioga e Núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar junto à equipe da APA Marinha Litoral Centro participarão do 4º Festival da Mata Atlântica do município de Bertioga.

Nos dias 08 e 09, das 9h às 16h, na Praça da Matriz de Peruíbe, as UCs da Fundação Florestal na Baixada Santista (PE Xixova Japui, PE Marinho Laje de Santos e APA Marinha Litoral Centro), em parceira com ONGs da região realizam uma exposição sobre a biodiversidade costeira, a importância da preservação e o papel das UCs neste processo. Ao final do período (manhã/ tarde) haverá plantio de mudas nativas.

No dia 10, das 9h às 12h, acontece uma  Exposição de Encerramento da Semana do Meio Ambiente na Praça Aquário de Santos, em que o visitante será convidado a conhecer o universo das Unidades de conservação, em especial a Apa Marinha Litoral Centro através de um tour expositivo com material didático.

Parceiros

Projeto Albatroz; Projeto Mantas do Brasil; ONG Aborígenes; Instituto Gremar.

Serviço:

Fone: (13) 3567-1506

Email: apamarinhalc@fflorestal.sp.gov.br

De 07 a 11 de junho, das 9h às 16h30, o Núcleo Curucutu do PESM realiza a sua V Semana do Meio Ambiente, com o tema “Unidade de Conservação e seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais”, com enfoque no uso correto dos recursos naturais, principalmente os recursos hídricos. Entre as atividades, palestras, vídeos e dinâmicas e caminhada nas trilhas do Mirante, Capela Santa Rita de Cássia e da Bica. As atividades são abertas ao público, mediante agendamento prévio.

Parceiros

Apoio da PAMb – Polícia Militar Ambiental e GCM – Guarda Ambiental Municipal do município de São Paulo.

Serviço:

Fone: (13) 3422-5657

E-mail: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br

VALE DO RIBEIRA E LITORAL SUL

No dia 05 de junho, das 9h às 15h, a Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Sul (APAMLS) realizará um mutirão de limpeza na Ilha do Bom Abrigo, em Cananeia. Participarão do evento os funcionários dos departamentos da Prefeitura, equipe da APAMLS e de outras Unidades de Conservação do Núcleo Integrado de Cananeia, bem como barqueiros da região. O objetivo é retirar resíduos sólidos da Ilha, da mesma forma que já foi feito em anos anteriores em outras praias e ilhas do território da APAMLS. Como resultado duas últimas ações, mais de 700 kg de lixo foram retirados da natureza.

Parceiros

Prefeitura de Cananeia – Departamentos de Turismo e Meio Ambiente, setor náutico de Cananeia.

Serviço

Endereço: Rua Vladimir Besnard, s/n. Morro São João, Cananeia – SP

Tel: (13) 3851-1163/3851-1108

Email: apamarinhassp@gmail.com

 

O Parque Estadual Intervales, em Ribeirão Grande, realizará palestras sobre Conservação e Educação Ambiental em Áreas de Proteção de Cavernas. O objetivo é ressaltar a necessidade desses patrimônios naturais e seus benefícios. Também serão realizados plantios de árvores nativas em áreas de influência de cavernas. Depois das palestras, os participantes poderão visitar e conhecer cavernas do Parque Estadual Intervales.

O evento é voltado para alunos do entorno, mas também está aberto ao público interessado. Quem quiser participar deve se inscrever previamente até o dia 2/6. Para visitação em cavernas, é necessário utilizar sapatos fechados, calça comprida e lanternas individuais.

Parceiro

Rede Pública Estadual de Ensino Médio.

Serviço

telefone: (15) 3542 1511, das 8h às 20h

e-mail: pe.intervales@fflorestal.sp.gov.br
endereço: Estrada Municipal km 25 – Ribeirão Grande/SP. CEP 18315-000

De 5 a 9 de junho, o Mosaico de Unidades de Conservação Jureia-Itatins realizará atividades com estudantes da rede pública de ensino e abertas ao público. O objetivo é estimular o uso das UCs como espaços educadores e também a preservação deste que é um dos últimos remanescentes de mata atlântica do estado de São Paulo. Palestras, trilhas e teatro de fantoches fazem parte da programação. Nos dias 6 e 8, das 8h às 17h, o público em geral poderá participar do Projeto Realidade Aumentada – Parque Cientec/Instituto de Biociências – USP, na Trilha na sede administrativa do Mosaico Jureia-Itatins.

Parceiros

Prefeituras de Peruíbe e Iguape, por meio dos Departamentos de Meio Ambiente, e Instituto de Biociências da USP.

No dia 6 de junho, o Parque Estadual Morro do Diabo, como de costume, realizará o Pedágio Ambiental na Rodovia SP 613, das 8h às 12h, no km 21 da Rodovia Arlindo Bettio (SP 613). Esta atividade consiste em conscientizar os motoristas usuários da SP 613 – que corta o Parque Estadual Morro do Diabo – sobre a importância da UC, regras de tráfego, riscos de incêndios florestais e destinação correta do lixo. O objetivo é diminuir o índice de atropelamento de animais silvestres e demais impactos provocados pelo trânsito no local.

No dia 8 de junho, das 8h às 11h, o PEMD realiza uma programação com a Melhor Idade, com atividades físicas em meio à natureza, conscientização, recreação e lazer, dinâmicas em grupos, passeios nas trilhas e plantio de mudas de arvores nativas.

Parceiros

Ong IPÊ, Polícia Ambiental e Rodoviária, ICMBio, Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio.

Serviço

telefones: (18) 3282-1599 e (11) 95652-0546
e-mail: pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br

endereço: Morro do Diabo – SPV 28 – km 11 – Teodoro Sampaio/SP

Nos dias 4, 23 e 25 de junho, das 9h às 16h, o Parque Estadual Campina do Encantado participa da Semana do Meio Ambiente, em Pariquera-Açu e Iguape. No dia 4, das 9h às 15h, haverá um Pedágio Ecológico com distribuição de 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, no pelotão da Polícia Militar Rodoviária. No dia 25, uma “Pedalada Ecológica” movimenta a cidade, saindo da Praça Matriz às 8h, rumo ao PECE. Para participar, entre em contato por telefone.

Parceiros

Prefeitura Municipal de Pariquera-Açu, Polícia Militar Ambiental de Registro, Polícia Militar Rodoviária de Pariquera-Açu, Aceseval e Projeto Meninos Ecológicos – Elektro.

Serviço

telefones: (13) 3856 1002/ (13) 3856 2267 – 8h às 17h

e-mail: pe.campinadoencantado@fflorestal.sp.gov.br

endereço: Rua Santo Saletti, 262 Centro – Pariquera-Açu

Nos dias 6 e 8, das 17h às 21h, a Estação Ecológica Chauás, em Iguape, realiza um Ciclo de Palestras, com os temas “Sistemas Agroflorestais (SAFs)” e “Manejos de palmito-juçara e abelha nativa”, com o objetivo de oferecer novas alternativas econômicas e sustentáveis à população carente que reside no entorno da UC. O evento será no Salão Paroquial do Bairro Momuna e na Escola do Bairro Subauma, em Iguape-SP e é voltado para produtores rurais e pescadores que vivem na Zona de Amortecimento da EE Chauás, bem como representantes de instituições públicas, estudantes e profissionais que atuam na área. As inscrições podem ser feitas no dia do evento, das 17h às 17h30.

Parceiros

Prefeitura Municipal de Iguape, Instituto Florestal, SPVS-Sociedade de Pesquisa e Vida Selvagem e Educação Ambiental, Cetesb-Registro, CBRN-Coordenadoria da Biodiversidade dos Recursos Naturais e Unesp-Campus de Registro.

Serviço

telefone: (13)3841-2193

Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha Comprida, em conjunto com a ARIE da Zona de Vida Silvestre da Ilha Comprida, Estação Ecológica Chauás, Parque Estadual da Campina do Encantado e Mosaico de Unidades de Conservação Jureia-Itatins participam, no dia 9, das 8h às 17h, de uma grande exposição na Praça São Benedito, em Iguape. O evento é organizado pelo Comitê de Unidades de Conservação Litoral Sul da Fundação Florestal e ICMBio, por meio da Câmara Técnica de Educação Ambiental, em parceria com as prefeituras de Ilha Comprida e de Iguape. Serão montadas diversas tendas no local, tratando dos temas relacionados e também haverá apresentação de teatro sobre os ecossistemas existentes.

As escolas interessadas em levar seus alunos devem informar a participação até o dia 31 de maio, por telefone.

Serviço

telefone: (13) 3841 2193

e-mail: apailhacomprida@fflorestal.sp.gov.br

endereço: Praça São Benedito, 110 – Centro – Iguape-SP

Em sua 19.ª edição, a Semana do Meio Ambiente no Parque Estadual Carlos Botelho (PECB) terá atividades na sede e no núcleo Sete Barras. Entre as atividades voltadas para o público escolar, de 6 a 9 de junho, serão realizadas trilhas interpretadas, biblioteca viva, palestra sobre o Meio Ambiente e oficina de origamis, atingindo cerca de 350 estudantes.

No dia 25, haverá um Passeio Ciclístico na trilha do Portal da Reserva, com percurso de 22 km. Para esta atividade, o custo é de R$ 50,00 por pessoa. O período de inscrições é de 5 a 24 de junho. As vagas são limitadas.

Parceiros

Secretaria Municipal da Educação de São Miguel Arcanjo, Secretaria Municipal da Educação de Desenvolvimento Sustentável de Sete Barras, Escola Municipal José Gomide de Castro, Departamento de Transporte de São Miguel Arcanjo, Operadora Muriqui Ecoturismo e Pousada Portal da Reserva

Serviço

telefone: (15) 3279 0483 ou pelo

e-mail: pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br

endereço: Sede do Parque Estadual Carlos Botelho

Rod. SP-139 – km 78 – Bairro Abaitinga – São Miguel Arcanjo

Núcleo Sete Barras do Parque Estadual Carlos Botelho

Rod SP-139 – km 45 – Bairro Mamparra – Sete Barras