Entre os mais antigos parques do Estado, o PETAR protege um dos mais importantes patrimônios espeleológicos do Brasil

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) completa 59 anos de criação nesta sexta-feira, 19. Situado entre os municípios de Iporanga e Apiaí, o PETAR é um dos mais antigos parques do Estado de São Paulo. Possui sua área coberta pela densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica, além de abranger uma das províncias espeleológicas mais importantes do Brasil, com mais de 300 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

Cachoeira do Couto – foto Rodrigo Aguiar

Segundo o gestor do PETAR, Rodrigo Aguiar, ao longo desses anos, a Unidade de Conservação (UC) se transformou em referência no desenvolvimento do ecoturismo estadual e das pesquisas científicas. “O PETAR possui projeção nacional no espeleoturismo, atraindo visitantes de todo o mundo. É também umas das UCs mais estudadas por pesquisadores, além de proteger um importante remanescente de mata atlântica sobre relevo cárstico. Desenvolvemos um intenso trabalho de gestão de uso público, com o objetivo de promover o uso sustentável dos atrativos e eternizar toda sua riqueza ambiental.”

São mais de 30 atrativos turísticos divididos em três núcleos: Santana, Ouro Grosso e Caboclos. Entre cavernas, cachoeiras, árvores centenárias, patrimônios histórico-culturais e arqueológicos, os visitantes encontram uma incrível biodiversidade de fauna e flora. O parque possui cavernas e trilhas para diversas idades, sendo um convite natural à exploração do fantástico mundo subterrâneo, com cavernas ornamentadas, riquíssimas em espeleotemas das mais diversas formas e tamanhos.

Muita aventura!

Entre os roteiros mais procurados, destacam-se a Trilha do Chapéu, de nível fácil, localizada no Núcleo Caboclos, o mais isolado do parque e o primeiro a ser implantado. O percurso dá acesso às cavernas Mirim I e II, Aranhas e Gruta do Chapéu. Já a Trilha do Betari, localizada no Núcleo Santana, com 3.600 m de extensão e médio nível de dificuldade, conduz o visitante às cavernas Água Suja e Cafezal e quedas-d’água como a Cachoeira das Andorinhas. A trilha segue o rio Betari, que forma inúmeras piscinas naturais ao longo do seu curso, resultando num cenário singular.

Outra opção de nível fácil é a Trilha do Morro Preto-Couto. Com apenas 500 m de extensão, localizada no Núcleo Santana, essa trilha dá acesso à cachoeira do Couto, Caverna do Morro Preto e Caverna do Couto. A trilha retorno da Caverna Couto contempla um imenso jardim natural, onde é possível avistar e ouvir diversos pássaros.

Entre os atrativos históricos, destacam-se o Museu da Cultura Tradicional, a casa de tráfico de farinha, monjolos e moenda de cana; vestígios de habitação de povos primitivos e sambaquis na Caverna Morro Preto e Ruínas da primeira usina de fundição de chumbo do Brasil.

Serviço

Telefone: 
(15) 3552-1875
E-mail: petar@fflorestal.sp.gov.br

Dias e horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Visitas às cavernas ocorrem de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. As cavernas possuem normas e horários específicos para visitação.
Ingresso: R$ 13,00 por pessoa. São isentos: menores de 12 e maiores de 60 anos; pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida e moradores do entorno. Pagam meia-entrada: estudantes legalmente identificados.

OBS.: A maioria dos atrativos do PETAR exige, obrigatoriamente, o acompanhamento de um monitor ambiental cadastrado no Parque. Consulte as normas de visitação, os atrativos autoguiados disponíveis e os horários para a realização das atividades antes de agendar sua visita.