Evento visa fazer uma contagem mundial de espécies de aves. A contagem feita nas nas Unidades de Conservação contribuirá para o conhecimento da biodiversidade paulista e brasileira

No próximo sábado, 13, acontece mais uma edição do Global Big Day, um dia dedicado à observação e contabilização de aves em todo mundo. A Fundação Florestal – por meio de suas Unidades de Conservação abertas ao público – participará deste dia. Parques e Florestas Estaduais, bem como Áreas de Proteção Ambiental são boas opções para quem quer fazer sua lista durante o Big Day. Alguns Parques Estaduais, como o PE Caverna do Diabo, Vassununga e Núcleo Caraguatatuba terão horários especiais de funcionamento, para possibilitar o registro de aves noturnas.

O evento é voltado para observadores de aves, profissionais e amadores, além de pessoas interessadas no seguimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio, junto à administração da UC em que se pretende passarinhar.

Grupo observa aves à beira do lago do Cambucá, no Núcleo Picinguaba do PESM – foto Aline Rezende

Os requisitos são referentes à portaria normativa FF/DE n° 236/16 (http://fflorestal.sp.gov.br/files/2016/03/PN-236.2016.pdf), que trata dos procedimentos para realização da atividade de observação de aves nas UC da FF. Como são 24h de atividades, o acesso à UC em horários diferenciados deve ser agendado previamente, caso esteja disponível essa condição.

#VempassarinharSP

No Parque Estadual Rio Turvo, o Global Big Day será realizado em conjunto com mais uma edição do #VempassarinharSP. O evento tem início às 7h, com uma passarinhada pelas trilhas do parque, seguida de um café-da-manhã compartilhado e confecção da lista de aves. Os interessados em participar devem se inscrever pelo email eventos.fflorestal@gmail.com, até o dia 12/05 às 16h.

Censo Mundial do Papagaio-de-peito-roxo

Nesta edição do #VempassarinharSP, será também realizado o Censo Mundial do Papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea), uma espécie exclusiva da Mata Atlântica, que ocorre entre o sul da Bahia e o leste do Paraguai. Considerado um dos papagaios mais ameaçados do país, a espécie sofre por causa da perda de habitats e tráfico de animais silvestres. Para estimar quantos desses papagaios ainda existem na natureza, desde 2014 é realizado o censo mundial da espécie.

Os resultados indicam o crescimento em mais de 30% da população entre 2015 e 2016, contabilizando-se mais de 4 mil aves, porém o número ainda é considerado crítico. Boa parte deste crescimento pode significar uma melhor localização das populações pelos pesquisadores, e não um aumento real da população total da espécie.

Este ano, o censo ocorrerá no período de 24 de abril a 15 de maio, em vários estados do Brasil, e também no Paraguai. Uma das estratégias a serem usadas no censo deste ano é o envolvimento de voluntários na contagem durante o Big Day.

O Parque Estadual de Campos do Jordão é uma Unidade de Conservação com ocorrência do papagaio-do-peito-roxo e também estará recebendo interessados em registrar esta espécie em apoio ao censo. Interessados entrar em contato através do e-mail: pe.camposdojordaoup@fflorestal.sp.gov.br ou tel (12) 3663-3762 e (12) 3663-3804 para cadastro prévio.

Recomendações

Levar equipamentos para observação, como: binóculos e câmeras fotográficas, além de caneta e um bloco de notas. Usar roupas leves, camufladas ou escuras e sapatos fechados, chapéu ou boné. Levar na mochila: água, lanche, repelente e protetor solar. Trazer de volta o lixo gerado.

O Big Day

Durante as 24h deste dia, pessoas de todo o mundo estarão empenhadas em observar e contabilizar o maior número de espécies de aves. As listas compõem um gigantesco banco de dados mundial, disponível para todos os interessados, e permite o conhecimento de diversos aspectos da biologia das aves, direcionando assim a tomada de decisões sobre a gestão da biodiversidade e conservação.