http://fflorestal.sp.gov.br

05/05/17 10:42

USP realiza Curso de Educação Ambiental no PE Ilha Anchieta 

Na parte prática do curso, os participantes desenvolvem atividades com alunos do ensino fundamental de Ubatuba

O Parque Estadual Ilha Anchieta sediou, nos últimos meses, o Curso de Educação Ambiental em Unidades de Conservação (Teoria e Prática), realizado pelo Instituto de Biociências da USP, por meio do Projeto Ecossistemas Costeiros. O interessante dessa capacitação é que, ao mesmo tempo em que treina universitários, monitores e demais participantes para exercer atividades de educação ambiental, também promove a conscientização de centenas de crianças do ensino fundamental e médio de Ubatuba.

Curso de Educação Ambiental no Parque Estadual Ilha Anchieta

O curso teve início em março, quando houve uma capacitação prévia dos 17 professores que trouxeram seus alunos posteriormente para participar das atividades no parque.  No mesmo mês, monitores do PEIA visitaram escolas do município, realizando palestras e questionários sobre o Parque Estadual Ilha Anchieta  para avaliar o nível de conhecimento do alunos.

Posteriormente, 25 estudantes da USP receberam capacitação para atuarem no atendimento de 228 alunos da rede pública de Ubatuba e de 18 professores. Participaram das atividades, grupos das escolas Maria Alice, Semíramis Prado e Florentina, em atividades como a Trilha das Mudanças Climáticas Globais, Aquário Natural, coleta de resíduos e plantio de mudas.

Próximos passos

Como resultado do trabalho realizado pelos estudantes da USP, os alunos de Ubatuba farão um vídeo sobre a visita ao Parque Estadual Ilha Anchieta e sobre o que aprenderam.  Os vídeos produzidos farão parte de um concurso em que o primeiro colocado receberá um prêmio.

Sobre o Parque Estadual Ilha Anchieta

Com 828 hectares de extensão, sete praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, o Parque Estadual Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do Estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Administrado pela Fundação Florestal, o PEIA proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo PEIA.

O Instituto de Biociências da USP atua há 16 anos no PEIA, em atividades de educação ambiental, como as trilhas subaquáticas realizadas todos os anos durante o verão, entre diversas outras atividades.

Serviço

Endereço Sede Administrativa: Avenida Plínio de França, Nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba-SP (Píer Saco da Ribeira)
Telefone:  12 3842-2811

Email: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br