Unidade de conservação é um dos refúgios da natureza na grande São Paulo

O Parque Estadual Jaraguá (PEJ) completa 56 anos no próximo dia 3 de maio. A data será marcada pelo plantio de 56 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica, uma para cada ano de existência da Unidade de Conservação.

Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da grande São Paulo – foto acervo PEJ

As mudas de jerivá, pau-ferro, ipê, jacarandá e palmito-juçara foram produzidas no próprio viveiro do PEJ e serão colocadas na terra pelas mãos de estudantes de 18 grupos escolares que visitarão o parque ao longo do mês de maio.

“Estas árvores são um presente para o meio ambiente e também para as futuras gerações que passarão pela Unidade de Conservação. A ideia é estreitar vínculos com os visitantes, a fim de promover cada vez mais a valorização e a proteção deste espaço que é de todos, um local de integração entre o homem e a natureza em plena São Paulo”, afirma o gestor do parque, Gustavo Lopes.

Haverá ainda uma exposição de fotos feitas pelos frequentadores. As imagens serão exibidas até o dia 30 de maio, das 9h às 16h.

Sobre o parque

O Parque Estadual Jaraguá possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo. Antiga fazenda do ciclo do ouro, sua área foi adquirida pelo governo estadual em 1940 e transformada em parque estadual em 1961. Seu objetivo é proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental. Esta Unidade de Conservação recebe cerca de 500 mil visitantes, anualmente.

SERVIÇO
O PEJ fica na rua Antônio Cardoso Nogueira, n° 539 – Vila Chica Luiza
Dias e horários de funcionamento: segunda a sexta-feira; sábado, domingo e feriados, das 7h às 17h. Agendamento de grupos para trilhas monitoradas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefones: (11) 3945-4532/ 3943-522/ 3941-2162 – das 8h às 17h.
E-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br