Evento reúne especialistas no assunto, em atividades teóricas e práticas

O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar recebe, entre os dias 21 e 22 de abril, o V Curso de Observação de Aves. Promovido pela Birding Brazil, o evento reunirá pesquisadores, ornitólogos e especialistas em observação de aves, em uma programação que envolve palestras e saídas de campo diurnas e noturnas. As vagas são limitadas e devem ser feitas diretamente com os representantes da Birding Brazil.

Curso reunirá observadores de aves novatos e experientes – foto Miguel Nem

Entre os palestrantes, estão o biólogo Thiago Costa, mestre em zoologia, que trabalha com aves há mais de 15 anos e atualmente é pesquisador associado ao Museu de Zoologia da USP, e Marco Silva, pesquisador dos programas: Ciência Cidadã, Vem Passarinhar e Amigos da Save, entre outras atividades.

Programação

Teórico – Durante o evento, os participantes poderão adquirir informações sobre a história da ornitologia e da observação de aves no Brasil e no mundo; como e onde observar: o respeito às aves e seu espaço; vestimentas adequadas para a observação, uso de equipamentos, como se portar e se locomover dentro da mata, além do uso de checklists e guias, como método para identificação das aves e as principais famílias e espécies da Mata Atlântica do Sudeste.

Também serão abordadas questões sobre a observação de aves e o turismo ecológico, com enfoque na conservação ambiental, e as bases de dados online, como Wikiaves, Xenocanto, eBird,  e Taxeus: como aproveitar e maximizar as informações levantadas na passarinhada, planejamento da passarinhada, utilizando as bases de dados online.

Prático – A parte prática do evento começa às 19h do dia 21, com uma aventura noturna em meio à Mata Atlântica para observar corujas e outros bichos noturnos, num local totalmente seguro para observadores novatos ou experientes.

No sábado, 22, durante todo o dia, das 6h30 às 17h. A saída de campo será voltada para a observação e registros fotográficos de algumas das muitas espécies espetaculares existentes no Núcleo Caraguatatuba do PESM, como o pintadinho, assanhadinho, bico-assovelado, macuco, gavião-pombo-pequeno, pararu-azul, pariri, andorinhão-de-sobre-cinzento, não-pode-parar, anambezinho e diversas outras.