Há 50 anos, fortes chuvas atingiram o município, ocasionando um grande deslizamento que deixou a cidade sob a lama e um saldo de mais de 400 mortos

Morro do Tinga, em Caraguatatuba, na época da Catastrofe

Neste final de semana, dias 25 e 26 de março, o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar participa do evento “50 anos da Catástrofe de 1967”. Das 8h às 16h, a Unidade de Conservação receberá visitantes com entrada franca. As vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever até às 17h do dia 24, pelo telefone (12) 3882-5999.

No local, os participantes poderão visualizar as marcas deixadas pela catástrofe em alguns pontos do parque, conhecer o Rio Santo Antônio, que foi a bacia hidrográfica mais atingida pela tragédia e obter informações sobre as dinâmicas naturais da Serra do Mar. Às 9h, o historiador Alexander Comnène Palaiologos estará presente para uma roda de conversa sobre a catástrofe. No Centro de Visitantes do Parque, fotos digitalizadas da tragédia serão exibidas em vídeo. A ideia é promover o conhecimento e a conscientização da população sobre a necessidade de preservar as encostas e evitar a ocupação em áreas de risco.

Além da programação no PESM, o evento também reune fotos da época em uma exposição que acontece no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. No último dia 17, foi realizada a entrega da Comenda Thomaz Camanis Filho, o lançamento da pedra fundamental de um monumento em homenagem às vítimas e personagens heroicos durante o acontecimento e um culto ecumênico e honras militares.

Ontem e hoje

Em 18 de março de 1967, Caraguatatuba viveu uma catástrofe sem precedentes. Fortes chuvas atingiram o município durante três dias, ocasionando um grande deslizamento que deixou a cidade sob a lama e um saldo de mais de 400 mortos. Dias antes de completar 50 anos da tragédia, a cidade novamente foi atingida por fortes chuvas que deixaram centenas de desabrigados.

Arrecadação de doações

Durante os dois dias de evento, o Núcleo Caraguatatuba do PESM receberá doações para destinar a essas novas vítimas. Os participantes poderão doar voluntariamente, alimentos não perecíveis, água, roupas e artigos de higiene pessoal, entre outros

Parceiros

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar.

Exposição de fotos

Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba