Para comemorar, serão realizadas atividades dentro e fora da Unidade de Conservação

O Parque Estadual Furnas de Bom Jesus, no município de Pedregulho, completou 26 nesta terça-feira, 14 de março.  Para comemorar, nos dias 20 e 21 de março, o parque oferecerá aos visitantes, um roteiro diferenciado do cotidiano, proporcionando aos participantes uma vivência prazerosa em meio à natureza e o despertar da conscientização ambiental.

Mirantes proporcionam ao visitante uma bela vista do PEFBJ – foto divulgação FF

A programação contará com caminhadas pelas trilhas e demais áreas de uso público do parque, com interpretação e educação ambiental voltada para alunos do 6º ano da Rede Pública de Ensino de Pedregulho.

Além disso, no segundo dia de atividades, acontece na Casa da Cultura do município, a apresentação teatral “Com a mosquita palha não se brinca”, interpretada por alunos do Curso de Ciências Biológicas da UNESP de Jaboticabal. A peça fala sobre o ciclo de transmissão e as formas de prevenção da leishmaniose visceral americana, que afeta animais domésticos e silvestres.

A atividade conta com o apoio do Parque Estadual, que viabilizou o planejamento e divulgação da peça junto à Secretaria de Educação e Cultura de Pedregulho devido à relevância do tema tanto para a conservação da fauna silvestre quanto para a melhoria da saúde pública do Município.

Os horários de apresentação são a cada hora, das 8h30 às 10h30 e à tarde das 13h30 às 15:30.

Parceiro

Laboratório de Ecologia de Mamíferos – UNESP – Jaboticabal. Apoio: Secretaria de Educação de Pedregulho

Sobre o Parque

O Parque Estadual Furnas de Bom Jesus é um patrimônio natural criado com o objetivo de preservar a biodiversidade na região Nordeste do Estado de São Paulo. Sua paisagem inclui cânions, com declives de até 200 metros. As matas, cachoeiras e mirantes encantam o visitante, em acessos de média ou alta dificuldade. Ao todo, são sete cachoeiras localizadas em núcleos diferentes A Cascata Grande é a maior delas, com uma queda de 132 metros. A vegetação é composta por fragmentos dos biomas: Cerrado e Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual).

Serviço

Dias e horários de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone para informação: (16) 3171 1118
E-mail: pe.furnas@fflorestal.sp.gov.br 
Endereço: Av. Orestes Quércia, Km 0,7 – Pedregulho SP CEP 14470-000