Objetivo é estimular a conscientização ambiental. Entre as atrações, há eventos voltados para estudantes e para o público em geral

Couto-1

 

No dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. Este é um momento para refletir sobre a
fundamental importância da água em nossas vidas. Basta dizer que o nosso corpo é composto por 70% de água. Que a quantidade de água no planeta é a mesma desde o início da vida na Terra, mas, em contrapartida, a população planetária triplicou no século XX e o consumo de água aumentou seis vezes.

Pensando nisso, a Fundação Florestal, por meio de diversas Unidades de Conservação no Estado de São Paulo, preparou uma programação diversificada para falar sobre o tema e conscientizar a população.  Serão realizadas palestras, atividades lúdicas, trilhas, exposições, contação de historia e muito mais. Algumas atividades são abertas ao público e outras são direcionadas para escolas da região.

 

 

Confira a programação mais próxima da sua região e participe!Reservatório Paulo de Paiva Castro - Foto Francisco de Assis Honda

 O Parque Estadual Juquery  (PEJy)  realizará a VI Megaoperação de Limpeza do Reservatório Juquery/ Paulo Paiva Castro, no município de Franco da Rocha (SP). O evento tem por objetivo fiscalizar, monitorar e retirar resíduos descartados de forma irregular ao longo dos 8 km da represa dentro dos limites desta Unidade de Conservação de Proteção Integral. O evento acontecerá durante todo o dia, reunindo funcionários, parceiros e voluntários do PEJy.

Na última edição do evento, que reuniu cerca de 480 pessoas, foram retiradas cerca de seis toneladas de resíduos sólidos descartados de forma irregular ao longo das margens da represa. O Reservatório Juquery/Paulo de Paiva Castro é responsável pelo abastecimento de mais de seis milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. Os interessados em ser voluntários podem procurar a administração do Parque para mais informações. Fone: (11) 4449.5545

Apoio

Sabesp, 26º Batalhão da PM, Escola Superior de Bombeiros, 5º Grupamento de Bombeiros, Policia Militar Ambiental, Polícia Rodoviária, Parque Estadual Cantareira, Defesa Civil de Franco da Rocha, Caieiras e Mairiporã, Ídolo Giusti, Adventure Camp.

 

Trilhas no PESM - Caraguatatuba conduzem a rios límpidos e aventuras - foto divulgação FF

O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), situado no município de mesmo nome, realizará a exposição “Proteja os Mananciais”, que busca esclarecer o que é um manancial e qual a importância de protegê-lo. Também apresenta as principais ameaças à produção de água de qualidade e em quantidade para o consumo, além de algumas alternativas à sua recuperação e preservação. O evento é gratuito e aberto ao público e  acontece no próprio dia 22, das 8h30 às 17h. Para mais informações, ligue: (12) 3882-5999.

 

 

Plantio de mudas nativas no entorno do rio em Caraguatatuba - foto Marcelo Amorim

O Núcleo Picinguaba do PESM realizará a “II Semana Temática das Águas e Florestas”. O evento contará com a participação das escolas municipais da Vila da Picinguaba e Cambury, em atividades de trilhas interpretativas e plantio de mudas nativas. Além disso, também acontecerão atividades abertas ao público, como exibição de filmes e palestras.

No dia 23, às 14h, o público em geral poderá assistir ao filme “A Lei da Água”, seguido de uma roda de conversa sobre o tema. No dia 24, às 14h acontece a palestra “Dinâmica e estrutura de populações vegetais”, com o pesquisador Lucas Rosa, da UNICAMP. Para mais informações, escreva para pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br .

 

Cachoeira dentro do PESM - Núcleo Cunha faz parte da trilha das Cachoeiras

 

O Núcleo Cunha do PESM tem o Dia da Água como data  comemorativa inserida no Projeto “Agenda Ambiental” que trabalha com alunos das escolas municipais e estaduais de Cunha. Em sua sexta edição, o evento acontecerá no dia 22, das 8h às 11h. A Unidade de Conservação receberá alunos de sua zona de amortecimento para atividades como: palestras, exibição de vídeos educativos e um passeio pelo parque. Para mais informações, ligue (12) 3111 1818 ou (12) 3111 2353.

 

2-Trilha Sensorial - Base do Guardião

No Núcleo Padre Dória (NPDOR), as atividades do Dia Mundial da Água coincidirão com as comemorações do aniversário de criação deste núcleo, que completa três anos no dia 25. De 20 a 26 de
março, o Parque realizará atividades de educação ambiental, trilhas, exposições temáticas e roda de conversa.

De dia 20 a 24, escolas de Salesópolis receberão a exposição “Água na Medida Certa” e “Proteja os Mananciais”, com conceitos sobre a quantidade de água no planeta, sua importância e tratamento. No dia 25, às 8h acontecem atividades de educação ambiental na Trilha do Guardião, além de uma roda de conversa com a comunidade do entorno e exposição “Eco Cidadão”, na Sede da Associação do Bairro do Pintos (UMAP).

No dia 26 de março, às 9h, acontece uma atividade de educação ambiental aberta ao público, mediante agendamento prévio na Trilha do Guardião. Os participantes também poderão apreciar as exposições “Água na Medida Certa”, “Proteja os Mananciais” e “Eco Cidadão”. da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. As vagas são limitadas. O agendamento deve ser feito até o dia 24 de março, pelo e-mail: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br. Para mais informações: (11) 4696-0981, de segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h.

Apoio

UMAP – Associação do Bairro dos Pintos.

No dia 22, das 9h às 16h, o Núcleo Curucutu do PESM, em Parelheiros/SP, realizará o evento “Unidades de Conservação e a Proteção de suas Nascentes – Curucutu: A Importância de suas Nascentes.” Em sua quarta edição, o Dia da Água será marcado por palestras, vídeos e um passeio pela Trilha da Bica, com foco no Rio Embu Guaçu, que contribui para o abastecimento da represa Guarapiranga.

A programação é aberta ao público, mediante agendamento prévio pelo telefone (13) 3422-5657 ou pelo email: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br ou pesmcurucutu@gmail.com .  A 2ª Cia Polícia Ambiental é parceira do evento.

_MG_7296

O Parque Estadual Campos do Jordão realizará a “Oficina Dia da Água 2017”, direcionada para professores. A capacitação promove o conhecimento sobre a hidrologia da Bacia do Rio Grande, onde o município está inserido. A oficina acontece de 25 a 27 de março, das 9h às 11h e das 9h às 17h, no próprio

A ideia é estimular a abordagem do assunto na grade curricular. Serão abordados os temas: Princípios da hidrologia e conhecimentos da Bacia do Rio Grande e Rio Sapucaí; A água no município; Os impactos da urbanização e suas atividades sobre a rede hidrográfica natural e recuperação de rios e Projetos pedagógicos relacionados. Ao final, será realizado um Workshop de exposição dos trabalhos e debate sobre resultados.

Os interessados podem se inscrever de 20 a 22 de março, pelos telefones (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804. Atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h.

Apoio

Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sabesp, CBH-SM.

Guará-Vermelho-Fernanda-de-Franco-e1359034730248

De 20 a 24 de março, a Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Sul (APAMLS), juntamente com a Área de Relevante Interesse Ecológico Guará (ARIEG) e Parque Estadual Largamar de Cananeia (PELC) participarão do evento organizado pelo Comitê de Bacias do Vale do Ribeira e Litoral Sul.

As referidas Unidades de Conservação realizarão atividades voltadas para alunos do 3º ano do ensino fundamental do município de Cananeia, como o jogo “Caminho das águas”, atividade que permite que vários conceitos sobre a água sejam abordados, de maneira lúdica.  Os principais temas serão: o ciclo da água, importância das matas de encosta, ciliares e das florestas na conservação das nascentes; crise hídrica global, a água invisível – cadeia produtiva; desperdício no Brasil; importância das Unidades de Conservação na proteção dos recursos naturais.

Para mais informações, ligue para: (13) 3851-1108 – 8 h as 17h

 

silveiras

No município de Silveiras, a Área de Proteção Ambiental Silveiras realizará um evento junto à Escola Municipal Aurora Cardoso de Almeida. Alunos e professores poderão conferir a história “A Ultima Gota”, que será apresentada utilizando objetos cênicos. O evento acontece no dia 20, às 10h e às 13h.

Apoio

Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino Municipal e a Escola Municipal Aurora Cardoso de Almeida

A Estação Ecológica Bananal realizará o evento “A importância das Matas Ciliares e Ciclo das Águas”, no dia 13, às 9h. Em sua 3ª edição, o evento é gratuito, direcionado aos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Visconde de São Laurindo. Além de uma palestra, os alunos terão uma aula ao ar livre, visitando “in loco” as matas ciliares da Unidade de Conservação e suas cachoeiras.

Apoio

Escola Estadual Visconde de São Laurindo e Prefeitura Municipal de Bananal.

 

Parque Estadual Ilhabela protege recursos hídricos do município - foto divulgação

De 20 a 24 de março, o Parque Estadual Ilhabela promoverá atividades de educação ambiental em comemoração ao Dia Mundial das Florestas e Dia Mundial da Água. No dia 20, às 9h, acontece a abertura da exposição “Água Vida”, de Mário Barilla, na Sede administrativa do PEIb, situado na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115.

No dia 21, às 8h, os alunos da Escola Municipal Eva Esperança Silva participarão de uma Roda de conversa com a temática “Mata Atlântica e Recursos Hídricos: a importância do Parque Estadual de Ilhabela”, para, seguida de plantio de mudas nativas na escola. Nos dias  22 e 24, estudantes do município farão a Trilha da Água Branca, também com ênfase nos recursos hídricos e a importância da Unidade de Conservação.

No dia 22 de março, o Parque Estadual Xixová Japuí, Parque Estadual Marinho Laje de Santos e Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro realizam atividades no Portinho, em Praia Grande, das 8h30 às 16h30. Em uma das atividades, será apresentada a importância da existência dos territórios protegidos para a conservação da natureza, as Unidades de Conservação da região e a sua relação com a água.

Na atividade “Cadê a Água?”, os participantes serão levados a observar ao seu redor onde a água está presente. Também serão montadas “Estações da Curiosidade, em que os participantes percorrerão painéis interativos com atividades lúdicas, exposição de resíduos sólidos em decomposição no ambiente marinho e exposição da quantidade de água utilizada para produzir materiais usados no nosso dia a dia. Também haverá exposição de eco-brinquedos, produzidos a partir de materiais reutilizados.

O Portinho fica na Rua Paulo Sergio Garcia,18531, Sítio do Campo – Praia Grande. Para mais informações, ligue: (13) 3567-1767

Parceiros

Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Praia Grande.

Entre os dias 22 e 23 de março a Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo realiza duas exposições simultâneas: “Proteja os Mananciais” e “Água na medida Certa”.

A exposição Proteja os Mananciais busca esclarecer o que é um manancial e qual a importância de protegê-lo.  Serão 14 banners que vão apresentar as principais ameaças à produção de água de qualidade e em quantidade para o consumo, além de algumas alternativas a sua recuperação e preservação. Já a exposição “Água na medida certa” traz os principais conceitos sobre a água, em linguagem acessível e ricamente ilustrada. Composta por 10 banners, a mostra fala sobre a quantidade de água no planeta, a sua importância e tratamento, são alguns temas abordados nessa exposição.

Os eventos acontecem no museu do Parque do Carmo das 09h às 12h e das 13h30 às 16h30 e é gratuito. O museu fica na Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, no Jd. N. Sra. Do Carmo, em São Paulo.