Cerca de 40 alunos do curso “Hortas Medicinais, Temperos e Hortaliças de Espécies Tradicionais e da Mata Atlântica” – realizado com moradores dos Bairros Cota e Água Fria, em Cubatão – visitaram a Horta Comunitária da Faculdade de Medicina da USP em São Paulo – FMUSP, no último dia 27 de outubro. A saída de campo marcou o encerramento da capacitação, que aconteceu entre os dias 29 de setembro a 27 de outubro.

O curso foi ministrado pela Fundação Florestal, em parceria com o CDHU e a Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão, em três módulos: Análise e preparação do solo; Estudo e plantio de hortaliças e plantas medicinais tradicionais e Estudo e plantio de plantas medicinais nativas da Mata Atlântica. Participaram da capacitação, cerca de 60 pessoas, beneficiários do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica.

Segundo a gestora da Fundação Florestal, Giseli Areias Nóbrega, que ministrou o curso, a visita foi bastante enriquecedora. “O tour pela horta apresentou aos participantes, a grande variedade de plantas medicinais, temperos e hortaliças ali presentes, além de informações sobre os cuidados com o plantio e manutenção das plantas. Os alunos mostraram bastante interesse em levar os conhecimentos adquiridos para sua vida pessoal, bem como ampliar a horta que eles estão elaborando em duas escolas dos Bairros Cota em Cubatão – SP.”