No próximo domingo, 23, acontece no Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ), o primeiro evento de Lançamento do Projeto #vempassarinharSP. A programação no PECJ tem início às 7h com uma “passarinhada” por trilhas da Unidade de Conservação, seguida de um café da manhã que será compartilhado entre os participantes e o lançamento oficial do programa, além de uma palestra com o observador de aves, Guto Carvalho, falando sobre a importância desta atividade.

As atividades de lançamento são abertas ao público, mediante inscrições prévias, que podem ser feitas até as 16h do dia 21, pelo email eventos.fflorestal@gmail.com. No dia do evento, o participante deve levar algum prato de doce ou salgado como contribuição para o café da manhã, que será compartilhado entre os presentes. Além do PECJ, atividades do projeto acontecerão mensalmente em outras unidades como Parque Estadual Alberto Loefgreen, dia 19 de novembro e na Estação Ecológica Caetetus, dia 10 de dezembro.

#vempassarinharSP
O Projeto prevê o incentivo às caminhadas para observação de aves, uso de equipamentos específicos para a atividade como gravadores, binóculos e aplicativos para celular, capacitação de funcionários, voluntários e público em geral, com apoio de atividades de divulgação científica e educação ambiental nas áreas de abrangência do projeto. O objetivo principal é promover a observação e o monitoramento de aves como ferramenta de conscientização e conservação das espécies e seus habitats.

A proposta do Projeto é estimular o voluntariado nos trabalhos de monitoramento, visando coletar o maior número de dados possível. Isso permitirá avaliar a presença/ausência de espécies ao longo do tempo, fazer estimativas de tamanhos populacionais e processos migratórios em diferentes escalas, criando uma base de informações contínua sobre a biodiversidade das Unidades de Conservação envolvidas. A participação do público em geral, além dos técnicos e pesquisadores, permitirá estabelecer um vínculo entre a sociedade e pesquisadores, dentro do conceito de Ciência Cidadã, criando um programa de monitoramento da biodiversidade das Unidades de Conservação e Parques Urbanos de São Paulo.

Projeto-piloto
O projeto-piloto será desenvolvido ao longo de um ano, inicialmente nas seguintes Unidades de Conservação da Fundação Florestal: Parques Estaduais Vassununga, Intervales, Campos do Jordão e Serra do Mar (Núcleos Caraguatatuba, Santa Virgínia, Cunha e Picinguaba) e Estação Ecológica Caetetus, além de unidades do Instituto Florestal: Floresta Estadual de Avaré, Floresta Estadual de Batatais e Estação Experimental de Itapetininga; da Coordenadoria de Parques Urbanos: Parque Estadual Alberto Loefgreen; do Instituto de Botânica: Parque Estadual Fontes do Ipiranga; e da RPPN Foz Aguapeí, que é do Setor Privado.

Os critérios para a escolha das primeiras unidades a receber o projeto foram a representatividade de biomas da Mata Atlântica e Cerrado, desde o nível do mar até o interior, passando por regiões mais altas, facilidade de acesso, infraestrutura e a presença de Plano de Manejo ou Plano Emergencial de Uso Público que regule e permita a visitação pública.

Parceiros
O #vempassarinharSP é resultado de uma parceria entre a Fundação Florestal e demais instituições que compõem o Sistema Ambiental Paulista, como: Instituto Florestal, Instituto de Botânica, Fundação Parque Zoológico e Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU), além do Observatório de Aves do Instituto Butantan (OA-IBu), a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) e AVISTAR.

Parque Estadual Campos do Jordão
Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n° Campos do Jordão/SP
Ingresso: R$ 13,00. (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência não pagam ingresso. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Telefone: (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804
E-mail: pe.camposdojordao@fflorestal.sp.gov.br