parque estadual furnas do bom jesus recebe crianças da região_foto divulgacao ff

PEFBJ recebe crianças que participam do projeto de Educação Ambiental da Fundação Florestal – Foto: Divulgação FF

O Parque Estadual Furnas do Bom Jesus (PEFBJ) promove, nos dias 10 e 11 de outubro, a apresentação teatral “Com a mosquita-palha não se brinca!”. A peça é resultado de uma parceria da Unidade de Conservação (UC) com alunos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP) de Jaboticabal e será apresentada gratuitamente para alunos de escolas municipais da região em dois períodos, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

A ação em comemoração ao Dia das Crianças tem como objetivo alertar, de maneira lúdica, a população sobre a leishmaniose visceral americana. A peça aborda a história de uma família composta por uma mãe, seu filho Pedrinho e o cãozinho Bili. Esses dois últimos são picados pelo mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis), transmissor da doença, fazendo com que a família receba informações de tratamento e prevenção do médico e veterinário. A narrativa tem ainda, como personagens, outros animais silvestres que fogem do mosquito para não serem infectados.

A iniciativa da Fundação Florestal, por meio da parceria da Unidade de Conservação (UC) com o Laboratório de Ecologia de Mamíferos da UNESP, campus Jaboticabal, visa contribuir com a disseminação das informações necessárias para o combate e prevenção contra a leishmaniose visceral americana, que vem apresentando altos índices entre a população canina do município, além de abordar a importância do cuidado com os animais domésticos e de manter sempre um ambiente limpo para não atrair o mosquito.

O evento marca ainda a última etapa do Projeto de Educação Ambiental, desenvolvido pela Fundação Florestal por meio do parque, com crianças de escolas da região para o ano de 2016.

O projeto contou com o apoio da Secretaria de Educação de Pedregulho e já levou mais de 200 alunos até a UC, que participaram de ações de Educação Ambiental promovidas no parque. Para 2017, a expectativa é de continuidade ao projeto com ampliação do número de escolas e estudantes participantes.

Sobre o parque
O Parque Estadual Furnas Bom Jesus, é uma Unidade de Conservação de proteção integral, que possibilita a realização de pesquisas científicas, atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e ecoturismo. O relevo apresenta-se na forma de canyon, com declives de até 200 metros. As matas e cachoeiras são belezas naturais que atraem o visitante. Estas áreas são percorridas por trilhas, com mirantes em alguns pontos, localizados nos núcleos Santa Luzia e Cascata Grande.

SERVIÇO
Parque Estadual Furnas do Bom Jesus

Horário: De segunda a domingo e feriados das 8h às 17h
Local: Avenida Orestes Quércia, km 0,7 – Pedregulho/SP
Contato: (16) 3171-1118
Link: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-furnas-do-bom-jesus/