Procissão leva imagem de Bom Jesus – foto Aline Rezende

Em 6 de agosto, é celebrado o Dia do Bom Jesus, padroeiro da Ilha Anchieta. Neste dia, o Parque Estadual Ilha Anchieta recebe a já tradicional missa sua em homenagem. O evento é aberto ao público, com vagas limitadas. Os interessados devem retirar o convite na Igreja Nossa Senhora das Dores, no Bairro Itaguá. Neste dia, a entrada no Parque será gratuita, mas é preciso pagar uma taxa de R$ 20,00 para o transporte de Escuna.

A festividade tem início às 7h30, na Igreja Nossa Senhora das Dores, de onde a imagem sai em carreata até o Píer Saco da Ribeira. As escunas partirão a partir das 9h rumo ao PEIA. Na chegada ao Parque Estadual Ilha Anchieta, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre o trabalho ambiental realizado pela Unidade de Conservação.

A missa será celebrada pelo padre Altair dos Santos, com a presença do Ministério de Louvor da Igreja Nossa Senhora das Dores. O evento prossegue até as 16h, com tempo livre para a visitação, contação de histórias dos Filhos da Ilha, banhos de mar, passeios e brincadeiras dentro do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Aos participantes, recomenda-se que levem lanche, água, protetor solar, repelente e uma blusa de frio.

 Valorização histórica

A homenagem a Bom Jesus já era feita desde a metade do século XIX, em 1850, quando a Ilha Anchieta era chamada de Ilha dos Porcos. Naquela época, a ilha era um povoado da comarca de Ubatuba bastante habitada, que contava com casas, plantações, pequenos negócios, uma escola, uma capela e um cemitério. Já naquela época, no dia 6 de agosto, a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos era feita na mesma capelinha que existe hoje. Nos tempos atuais, a festividade voltou a ser realizada a partir da reforma da capela e já está em sua 18ª edição, como forma de valorizar a história e a cultura locais.

 Realização

O evento é uma realização da Associação Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta e dos Filhos da Ilha (APRHIAFI), da Fundação Florestal, por meio do Parque Estadual Ilha Anchieta e Paróquia do Itaguá, com o apoio da Associação de Caiçaras Técnicos em Meio Ambiente e Resgate em Ambientes, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Parque Estadual Ilha Anchieta

Com 828 hectares de extensão, sete praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, o Parque Estadual Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Administrado pela Fundação Florestal, o PEIA proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo PEIA.

Serviço

Para mais informações, o público visitante poderá entrar em contato por meio do telefone (12)3842-1241, ou pelo e-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br .