Monitores recebendo capacitação no PEIA

O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) promoveu, em agosto, um curso voltado para monitores ambientais credenciados e não credenciados de Ubatuba. A capacitação contou com a participação de 26 alunos. O objetivo principal foi aproximar os monitores da gestão do parque, bem como realinhar os procedimentos e regularizar a situação de uma parte deles.

O conteúdo baseou-se na grade curricular proposta na Resolução SMA nº 32/1998, que regulamenta o processo de visitação pública e credenciamento de guias, agências, operadoras e monitores ambientais, para o ecoturismo e educação ambiental nas unidades de conservação (UCs) do estado. Além do conteúdo teórico, foram realizadas atividades práticas que enriqueceram o processo de aprendizado. A capacitação foi resultado de uma demanda apontada pelo Conselho Gestor da UC.

Segundo a gestora do PEIA, Priscila Saviolo, “o curso, somado com a atuação dos monitores poderão contribuir com a qualidade do turismo ofertado no município de Ubatuba aos seus visitantes e munícipes, especialmente, aos grupos direcionados à conscientização ambiental e ao ecoturismo.”

Equipe que recebeu a capacitação

Parceiros
Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo; Escola Técnica (Etec) Centro Paula Souza – Módulo Ubatuba; Escola Técnica Tancredo de Almeida Neves; Universidade de Taubaté (Unitau), Associação Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta e dos Filhos da Ilha e Instituto Florestal (IF); ONG Ecosteiros; Empresa MarAzul Turismo; Aquário de Ubatuba, Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, APA Marinha do Litoral Norte e ONG Consciência Verde.

Sobre o PEIA
Com 828 hectares de extensão, sete praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, o Parque Estadual Ilha Anchieta é a segunda maior ilha litoral norte do estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Administrado pela Fundação Florestal, o PEIA proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo PEIA.

Para mais informações e agendamentos, ligue: (12) 3842-1231, ou escreva parape.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br