Caneleirinho de Chapéu-Preto, Piprites pileata – Foto: Luiz Ribenboim

No próximo dia 28 de maio, a Estação Ecológica Bananal (EEB) promove a palestra ‘Aves Dispersoras de Sementes como Fonte de Fertilização para a Mata Atlântica’. A iniciativa é uma homenagem ao Dia da Mata Atlântica, celebrado nesta data, e dirigida aos estudantes do ensino fundamental do município de Bananal. Além da palestra, a programação inclui exposição da avifauna nativa da região e observação de aves com a utilização de equipamentos específicos para este fim.

De acordo com o gestor da EEB, Thiago Nogueira, a ação contribui com o aprendizado didático e ambiental dos estudantes, ampliando conhecimentos sobre a avifauna existente na região da Bocaina e sua importância como fonte dispersora de sementes para a Mata Atlântica.

O evento, que conta com a parceria do Clube de Observadores de Aves do Sul Fluminense – COA, da Prefeitura Municipal de Bananal-SP e da Escola Municipal Nogueira Cobra, acontece entre 9h e 13h, é gratuito e aberto ao público.

9h – Recepção
9h30 – Palestra
10h30 – Observação de Aves
12h – Visita às cachoeiras

Sobre a Estação Ecológica Bananal
A Estação Ecológica Bananal está situada no município de Bananal e tem entre seus objetivos a proteção dos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo. A Unidade de Conservação protege os últimos remanescentes da Serra da Bocaina, o que confere alto grau de endemismo, servindo como área de pesquisa para diferentes profissionais da área ambiental, além de fonte de conhecimento para estudantes de todo o país.

Para mais informações, entre em contato de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h por telefone (12 3116-2008) ou envie e-mail para ec.bananal@fflorestal.sp.gov.br.

Aves Dispersoras de Sementes como Fonte de Fertilização para a Mata Atlântica
Data: 28/05/2015
Local: Estação Ecológica Bananal
Endereço: Rodovia SP 247, km15 mais 10 km pela Estrada do Ariró – Bananal – SP – CEP 128550-000