Pesquisa permite traçar um perfil da ave migratória – foto divulgação FF

A ave guaracava-de-crista-branca (Elaenia chilensis), uma espécie migratória da família do bem-te-vi (tiranídeos), esteve visitando o Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar nos últimos dias. O registro foi feito pelo pesquisador de aves, Fabio Schunck e o gestor da unidade de conservação, Marcelo Gonçalves.

Segundo Marcelo, esta espécie se reproduz no Chile e migra por uma boa parte da América do Sul depois de criar os filhotes. “O interessante deste estudo é que a ave está sendo registrada no Núcleo Curucutu pelo sétimo ano consecutivo. Ela aparece por aqui somente nesta época do ano”, explica o gestor.

Durante a migração estas aves sobem pela faixa leste do Brasil até o nordeste brasileiro, entram pela caatinga, passam pelo cerrado, pelo Sul da Amazônia até chegar nos Andes, de onde retornam para o Sul até atingir as áreas de reprodução no Chile, completando o ciclo anual.

De acordo com Schunk, a pesquisa tem por objetivo, estudar rotas migratórias das aves e suas características biológicas, como tempo de vida e outras informações. “O anilhamento de aves silvestres é uma ferramenta fundamental para traçarmos um perfil das espécies. Este tipo de estudo, assim como as matas nebulares da parte alta do Núcleo Curucutu são de extrema importância para conservação desta e de outras aves”.

Sobre o Parque
O Núcleo Curucutu do PESM é conhecido por receber dezenas de espécies de aves migratórias, todos os anos. Seu território abrange áreas preservadas da Mata Atlântica entre os municípios de São Paulo, Juquitiba, Mongaguá e Itanhaém. Sua principal missão é preservar os Mananciais que atendem tanto à metrópole paulista como à Baixada Santista; além de garantir a integridade física da área e suas espécies.

Esta região se caracteriza como borda do planalto paulista e passa pela bacia dos rios Capivari e Monos da APA do mesmo nome, pela Reserva de Manancial do rio Embú-Guaçú, no extremo sul da cidade de São Paulo, chegando à divisa do Planalto de Itanhaém com Juquitiba.

Para mais informações e agendamento de visita, ligue (11) 5975-2000 / (13) 3422-5657, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou escreva para: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br