Rio Santo Antonio2_véu_Miguel NemaNo dia 21 de março, o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar fará uma mobilização com o objetivo de conscientizar a comunidade as questões relativas à crise hídrica e a importância das Unidades de Conservação para o futuro da população. Das 9h às 17h, os visitantes poderão fazer trilhas em meio à floresta que conduzem a belos rios e aprender um pouco sobre a importância das Matas Ciliares para proteção das águas.

Às 9h30, acontece uma palestra sobre Crise Hídrica, com o gerente da Divisão de Controle Sanitário da SABESP, voltado para alunos do Curso de Meio Ambiente da ETEC de São Sebastião e aberto a visitantes. Logo após, os alunos farão a Trilha do Poção, com 3,5 km de extensão e nível médio de dificuldade. A recompensa ao final da caminhada é um delicioso mergulho na Cachoeira da Pedra Redonda.

Neste dia, o público em geral poderá realizar a Trilha do Jequitibá, com 1,2 km de extensão e nível fácil. Esta trilha tem como principal atrativo uma piscina natural. Durante o passeio, os monitores ambientais do parque abordarão assuntos relacionados à água com os visitantes. Para os interessados em percorrer as trilhas, é obrigatório o uso de calçado fechado (tênis/bota).

Sobre o Parque

O Núcleo Caraguatatuba do PESM guarda aproximadamente 36 mil hectares dos últimos 7% de Mata Atlântica remanescentes, incluindo paisagens como os mananciais da represa de Paraibuna, matas de encosta, rios e cachoeiras. Este patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos, além da incrível experiência do contato com a natureza em suas trilhas e outros atrativos.

Caminhadas pelo interior da floresta e refrescantes banhos em piscinas naturais de águas cristalinas são os atrativos das Trilhas do Jequitibá, do Poção e dos Tropeiros. Ao percorrê-las, o visitante irá encontrar muitas espécies de árvores como jequitibás centenários, observar aves e entender um pouco como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência do conjunto.

Serviço

O PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro – Caraguatatuba/SP. Visitas podem ser agendadas previamente. Para mais informações entre em contato no telefone (12) 3882-5999, ou pelo email: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br .