pej_tilha_da_bica_daniel_silvaEntre os dias 17 e 22 de março, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30 no Parque Estadual Jaraguá (PEJ) acontece a 5ª Edição da “Semana da Floresta e Água”. As atividades são voltadas para educação ambiental e busca destacar a importância da preservação florestal e dos recursos hídricos. O evento comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Visita à exposição “Proteja os Mananciais”, observação da maquete “Mata Ciliar” e recreação, com oficina de ecobrinquedos fazem parte da programação que acontece durante o dia.

Além disso, é possível conhecer as trilhas do parque, incluindo a Trilha do Pai Zé, percurso que leva ao Pico do Jaraguá. Nas trilhas, o atendimento deve ser monitorado e, por isso, agendado com antecedência. Os grupos são de, no mínimo, 15 e, no máximo, 50 pessoas. As atividades são realizadas em parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) e SABESP.

Sobre o Parque Estadual Jaraguá
O Parque Estadual Jaraguá foi criado em 3 de maio de 1961. A Unidade de Conservação (UC) possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Além de sua característica marcante o Pico do Jaraguá ele guarda muita história.

O parque já foi uma antiga fazendo do ciclo do ouro, onde morava o Bandeirante Afonso Sardinha. São encontrados em sua fauna e flora espécimes nativos como o tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito juçara, ipê-amarelo, dentro outros.

Serviço
Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luiza/SP – A visitação funciona diariamente das 7h às 17h. Entrada franca. Para mais informações e agendamento entre em contato pelo telefone 3945-4532 ou 3941-2162 ou mande e-mail para pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br