pesm_cunha_Cachoeira do Paredão, na trilha do Rio Paraibuna crédito Sidney José MonteiroO Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar celebra, no próximo dia 22 de março, o Dia Mundial da Água com a programação “Rio de Águas Escuras” (significado em Tupi-Guarani do nome Rio Paraibuna).

O evento acontece das 8h às 17h e tem por objetivo chamar a atenção de turistas e comunidade do entorno sobre a importância do Rio Paraibuna, que juntamente com o Rio Paraitinga formam a represa do Paraibuna. A represa, por sua vez, regula a vazão do Rio Paraíba do Sul , responsável pelo fornecimento de água para várias cidades do Vale do Paraíba e do Estado do Rio de Janeiro.

A programação tem início com uma apresentação sobre o uso racional da água, seguida por exposição sobre o Rio Paraibuna e caminhada pelas margens deste importante rio. O evento é aberto ao público, com inscrições antecipadas pelos telefones (12) 3111-2353 e (12) 3111-1818 ou pelo email: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br , de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Agenda ambiental
Além desta programação aberta ao público, de 23 a 27 de março, o núcleo Cunha do PESM participa também do Projeto Agenda Ambiental, com eventos desenvolvidos em creches e escolas municipais e estaduais. Teatro itinerante de fantoches, gincana, passeata, oficinas de diversos usos da água serão algumas das atividades. O objetivo é contribuir para formação de cidadãos responsáveis e conscientes em relação ao Meio Ambiente, demonstrando de maneira lúdica a importância dos recursos naturais.

Esta é a quarta edição da Agenda, que tem trazido resultados positivos na conscientização ambiental dos estudantes e população em geral. O evento está aberto à população e grupos voluntários. Para agendar, ligar para a Escola Benedito Aguiar Santana, (12) 3111-2000 e escritório urbano do PESM – Núcleo Cunha, das 8h às 17h, de segunda a sexta feira, pelos telefones: (12) 3111-2353 e (12) 3111-1818, ou pelo email pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br .

Esta iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Cunha, por meio das secretarias municipais de Educação; de Agricultura e de Meio Ambiente; Escola Benedito Aguiar Santana, Escola E.E.Maria da Conceição Querido; creches municipais e comunidade do entorno.

Sobre o Parque
O PESM protege importantes remanescentes de Floresta Atlântica, atua sistematicamente na educação ambiental e se constitui na melhor alternativa para o ecoturismo da região. A região do Núcleo Cunha é considerada de alta relevância ambiental, por apresentar áreas legalmente protegidas e mananciais de abastecimento para o Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo.