Os visitantes de Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo, poderão desfrutar de novos passeios ecoturísticos nesta temporada de verão, recheados de muita aventura, com mergulhos em rios transparentes em cenários paradisíacos de natureza preservada. O Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), no Litoral Norte de São Paulo, abriu para visitação a Trilha d’Água e Trilha do Guaratuba.

As trilhas são a principal atividade de uso público no desenvolvimento das práticas do ecoturismo para fins de recreação, turismo, esportes de aventura, educação e lazer no PERB.  A operacionalização destas trilhas é feita por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bertioga e a Fundação Florestal.

Os atrativos estão sendo regulamentados por meio de um Plano Emergencial de Uso Público, criado em conjunto com o Conselho Consultivo da Unidade de Conservação, para atender a demanda turística. O acompanhamento dos visitantes nas trilhas será realizado por monitores credenciados.

As Trilhas

Durante a caminhada, é possível conhecer aspectos interessantes da botânica local e a importância deste ecossistema para o equilíbrio dos ambientes costeiros. Nos dois atrativos é possível tomar banhos refrescantes de rio e cachoeira. Entre as espécies avistadas durante o percurso, destaca-se a avifauna local, como o beija-flor-rajado, a choquinha-cinzenta e a araponga.

A Trilha do Guaratuba, no Loteamento Costa do Sol, possui nível médio de dificuldade e o acompanhamento de monitores credenciados é obrigatório. Seu percurso de 4km apresenta  travessia de rio, passando por áreas de restinga baixa e alta, mata de encosta e mata ombrófila densa.

A Trilha d’Água, no Bairro Mangue Seco é um atrativo especial, que tem como diferenciais, seu aspecto educativo. Ela permite conhecer o processo de mudança da vegetação de Mata Atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata palutosa, de encosta e ombrófila densa.
Além disso, possui atrativos culturais, com a passagem pela linha do bondinho da Usina Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaranduva. Complementa o passeio, a aventura da travessia de barco pelo Rio Itapanhau na ida e na volta. Com 2,7km de extensão, esta trilha de nível médio de dificuldade também necessita de monitoramento credenciado.

Para visitar

As trilhas podem ser feitas diariamente, desde que agendadas previamente, com saídas pela manhã e início da tarde.

A capacidade diária das trilhas é de 100 pessoas, sendo 50 pessoas por período. No primeiro ano de implantação as visitações irão acontecer exclusivamente via agências de turismo e operadoras de receptivo cadastradas na Prefeitura Municipal de Bertioga. A visitação terá início a partir de 2 de fevereiro e as operadoras cadastradas farão o agendamento dos visitantes.

A relação das agências e operadoras cadastradas pode ser solicitada por e-mail. Os interessados devem entrar em contato pelo endereço eletrônico ecoturismobertioga@gmail.com

Sobre o parque

O Parque Estadual Restinga de Bertioga forma um corredor ecológico junto ao Núcleo Bertioga do Parque Estadual da Serra do Mar, garantindo a proteção da biodiversidade, deste o ambiente marinho, incluindo as costeiras e a restinga, até a floresta ombrófila densa. O PERB protege integralmente os rios Itaguaré e Guaratuba, além de cerca de 7 km das praias: Itaguaré, prainhas do Itaguá e Boracéia.

A entrada no Parque Estadual Restinga de Bertioga sem autorização da Fundação Florestal é proibida. O visitante irregular está sujeito às penalidades da lei.

Mais informações sobre Parque Estadual Restinga de Bertioga, podem ser obtidas na sede administrativa do parque, que fica na Rua Gonçalo da Costa, 140 – Centro, Bertioga ou pelo telefone (13) 3317-2094, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fotos: Ricardo Andrade