Praia Brava de Boiçucanga, um dos paraísos protegidos pelo PESM - Núcleo São SebastiãoTodo dia é dia de preservação, mas em 25 de abril é celebrado o Dia Municipal de Preservação da Praia Brava, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Para marcar a data, o Núcleo São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar está programando uma atividade de limpeza desta praia, numa ação conjunta entre monitores ambientais e comunidade. Quem tiver o interesse em participar e conhecer esta linda praia deve entrar em contato com o parque, pelo email pesm.nss@gmail.com , ou comparecer ao ponto de encontro, no Portal da Praia Brava, a partir das 9h.

A Praia Brava de Boiçucanga, localizada entre as praias de Boiçucanga e Maresias, é um dos pontos em que o Núcleo São Sebastião do PESM chega ao nível do mar, formando um importante corredor ecológico que se estende desde os costões rochososaté a restinga e a Mata Atlântica e propicia uma diversidade incrível de animais silvestres, como macacos, quatis, esquilos, jaguatiricas, répteis e uma centena de espécies de aves. A região é protegida também pela Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE de São Sebastião) e Área de Proteção Marinha do Litoral Norte.

É uma das maiores riquezas da cidade e a comunidade pode colaborar com a preservação deste santuário ecológico, denunciando práticas ilegais (caça, acampamento, retirada de espécies vegetais, entre outros) ao Núcleo São Sebastião do PESM, pelos telefones: (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575.

Sobre o Parque

O Núcleo São Sebastião do PESM tem uma extensão de cerca de 40 mil hectares, abrangendo 70% do município de São Sebastião, situado no Litoral Norte Paulista e incluindo também os municípios de Salesópolis, Biritiba Mirim, e Caraguatatuba, além de abrigar uma série de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.

A visitação deve ser agendada previamente, podendo ser feita em todos os dias da semana, das 8h às 17h. Para mais informações, ligue: (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575 ou escreva para pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br . Para saber mais sobre esta Unidade de Conservação, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/