Conhecimento adquirido já será utilizado em monitoria especial programada para o Dia da Terra, celebrado em abril. Próxima unidade a receber o curso será o Parque Estadual Ilhabela

O Núcleo São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar recebeu, na última semana, o curso “Introdução às Geociências para Guias de Ecoturismo”, contando com a participação de 25 pessoas, dentre monitores ambientais e vigilantes do PESM e representantes de secretarias municipais, Etec, guias de ecoturismo, professores e estudantes. O objetivo é para incluir informações cunho geológico e geocientífico nas visitas monitoradas no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião.

Foram abordados temas como o Tempo Geológico, o Ciclo das Rochas, os Aspectos da Geologia no Litoral Norte, Estrutura da Terra e Placas Tectônicas, entre outros. A missão do projeto é ministrar este curso em outras unidades de conservação do estado. A próxima edição será em Ilhabela, nos dias 28 e 29 de abril.

 O curso é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo da Universidade de São Paulo e a Fundação Florestal e foi idealizado pela professora Maria da Gloria Motta Garcia e desenvolvido juntamente com seus alunos. A parte teórica da capacitação aconteceu no Instituto de Educação e Cultura Raízes, em Boiçucanga. Para o conhecimento prático, foi realizada uma saída de campo na Trilha da Praia Brava.

Monitoria especial no Dia da Terra

Aproveitando o Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, o PESM Núcleo São Sebastião oferecerá uma monitoria especial de cunho geológico na Trilha da Praia Brava utilizando os conhecimentos adquiridos durante a capacitação. Os interessados devem entrar em contato com o parque para garantir a sua vaga.

Sobre o Parque

O Núcleo São Sebastião do PESM tem uma extensão de cerca de 40 mil hectares, abrangendo 70% do município de São Sebastião, situado no Litoral Norte Paulista e incluindo também os municípios de Salesópolis, Biritiba Mirim, e Caraguatatuba, além de abrigar uma série de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.

Atualmente, os limites do Núcleo São Sebastião chegam à cota 0, ou seja, até o nível do mar, formando um corredor ecológico que liga os diferentes ecossistemas, desde o costão rochoso e a restinga, até a floresta ombrófila densa, protegendo as mais diversas espécies da fauna e flora e garantindo a manutenção da biodiversidade.

A visitação deve ser agendada previamente, podendo ser feita em todos os dias da semana, das 8h às 17h. Para mais informações, ligue: (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575 ou escreva para  pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br . Para saber mais sobre esta Unidade de Conservação, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/