Foram liberados os recursos do Governo do Estado de São Paulo para a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), unidade de conservação localizada em Rio Claro e administrada pela Fundação Florestal.

O valor de  R$ 1,270 milhão será aplicado no projeto de revitalização do lago — que implica em seu desassoreamento, e compreende a retirada de uma camada de sedimento –, reforma do complexo hidráulico (incluindo barragem e vertedouros), reforma do muro de contenção e a construção de muro de arrimo em pedra rachão para contenção de sedimentos advindos do Ribeirão Ibitinga. Além disso, todo o entorno do lago deve receber um projeto paisagístico.

A intervenção justifica-se pelo fato do lago estar localizado na área de uso público da unidade de conservação, intensamente visitada e utilizada para atividades de lazer pela população local e visitantes.

A decisão pelo projeto foi devidamente apreciada e aprovada pelo Conselho Consultivo da FEENA, que vem se envolvendo efetivamente com o processo de restauração do patrimônio histórico existente. O prazo previsto para a  execução do trabalho é de quatro meses após a assinatura do contrato.