Evento divulgará as pesquisas e os estudos técnicos desenvolvidos na região e organizará as informações já existentes para a construção de um banco de dados

A Fundação Florestal – FF, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo responsável pela gestão das Unidades de Conservação, realiza nos dias 25 e 26 de novembro de 2009, o I Seminário de Pesquisa da Área de Proteção Ambiental de Itupararanga. No evento serão apresentados trabalhos e pesquisas desenvolvidos por profissionais da FF e de universidades, além de debates envolvendo também representantes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH SMT) e da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio).

As palestras que serão apresentadas abordam o plano de manejo da APA, a recuperação florestal no entorno do reservatório da usina hidroelétrica de Itupararanga, a produção de mudas e a coleta de sementes de espécies nativas, os aspectos históricos e ambientais da represa, a avaliação do uso e da ocupação do solo, entre outros temas. Uma mesa-redonda também foi organizada para debater os atuais e futuros desafios na gestão da APA.

O seminário, promovido pela Fundação Florestal em parceria com o CBH SMT, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a ONG SOS Itupararanga, acontece no SINPEEM Park Hotel, na estrada do Campo Verde, km 10, em Ibiúna (SP), e é gratuito. As atividades começam às 8h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
pesquisa.itupararanga@gmail.com ou pelo telefone (15) 3248-3219 (ONG SOS Itupararanga).

A APA de Itupararanga
A Área de Proteção Ambiental de Itupararanga foi criada pela Lei Estadual n° 10.100, de 01 de dezembro de 1998, objetivando o uso sustentável e a conservação ambiental de seu território. Sua área abrange a região da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga, compreendida pelos municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantin.

A APA tem tem 936,51 km², com a represa ocupando 29,9 km² desse total. A criação da Unidade de Conservação na bacia hidrográfica do Alto Sorocaba foi necessária por causa das pressões que a região sofre, principalmente, pelo avanço de loteamentos em áreas de grande fragilidade ambiental, o uso agrícola intenso com utilização de agrotóxicos e outras atividades que vêm comprometendo a sustentabilidade dos recursos naturais.

A bacia hidrográfica da represa de Itupararanga está localizada a poucos quilômetros da região metropolitana de São Paulo, sendo responsável pelo abastecimento de 63% da população residente na região e pela geração de energia elétrica à CBA. Mais informações sobre a APA estão disponíveis no site da FUNDAÇÃO FLORESTAL