Representantes de 11 entidades ambientalistas se reuniram com secretário do Meio Ambiente para discutir a situação da região
O Mosaico de Juréia-Itatins foi o tema do segundo Café com Ambientalistas desta última quarta-feira, 04.11. Na ocasião, 24 representantes de 11 entidades ambientalistas conversaram com o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, sobre as condições socioambientais da região. Considerada uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, a região abrange a Estação Ecológica da Juréia-Itatins, com áreas que abrigam vilas caiçaras e caboclas. No encontro foi levantado o debate sobre a regularização fundiária destas famílias, o interesse turístico e a importância de se conservar as riquezas naturais do lugar.
As questões que cercam a Juréia-Itatins levaram a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA a pensar em um novo modelo de gestão da área, instituindo um Mosaico de Áreas Protegidas e alterando a categoria de algumas áreas para Parque Estadual e Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS e, ainda, a criação de novas Unidades de Conservação na região. “Estamos diante de uma discussão que tem duas visões: a preservacionista e a socioambiental, o que nós queremos é preservar mas também pensar nessas comunidades tradicionais que já vivem na região há muito tempo”, declarou o secretário aos ambientalistas presentes.
Graziano aproveitou para anunciar que vai publicar um decreto definindo melhor o que são comunidades tradicionais, como elas se configuram e quais direitos elas têm. “Uma coisa é pertencer à comunidade tradicional que já estava instalada lá muito antes da Estação existir. Outra coisa é quem invadiu a região sabendo que ali era uma área de preservação. Mas hoje não temos suporte legal para definir quem é quem e este decreto vai auxiliar nessa questão”, explicou o secretário, que ainda afirmou que o Plano de Manejo da área está em elaboração e vai auxiliar na tomada das próximas decisões.
Durante o bate-papo, Graziano também comunicou aos presentes que na próxima semana, nos dias 11 e 12 de novembro, uma equipe da Fundação Florestal estará na Juréia para apresentar um novo projeto de composição do Mosaico. Os participantes se mostraram animados para participar desta etapa e propuseram a formação de um grupo de trabalho, composto por representantes das entidades ambientalistas, da sociedade civil, do governo e da Assembléia Legislativa do Estado, para debater a criação do Mosaico.
O próximo Café com Ambientalistas está agendado para o dia 08 de dezembro. Podem participar os representantes das entidades ambientalistas que compõe o Cadastro das Entidades Ambientalistas do Estado de São Paulo – CadEA. A proposta do encontro é facilitar a comunicação entre a secretaria do Meio Ambiente do Estado e as organizações que atuam em prol do meio ambiente paulista.