O documento estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o manejo do patrimônio natural e os programas de gestão

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou, em 21 de outubro, o plano de manejo do Parque Estadual da Campina do Encantado, unidade de conservação sob responsabilidade da Fundação Florestal localizada no município de Pariquera-Açu. Esse é o 12° aprovado desde 2006. O órgão também recebeu para análise o plano do Parque Estadual do Aguapeí, na região noroeste do Estado.

O plano de manejo do PE da Campina do Encantado foi encaminhado para o Consema em 16 de março. No órgão, ele passou pelas análises dos especialistas da Comissão Especial de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas, antes de ser aprovado pela plenária. O Parque foi criado em 1994 e, em seus 3,2 mil hectares, abriga ecossistemas típicos de mata atlântica de baixada. Em suas áreas de planícies inundáveis vivem populações de papagaios-da-cara-roxa, macucos e gaviões-pega-macaco, ameaçados de extinção.

Criado em 1998 com nove mil hectares, o Parque Estadual do Aguapeí é formado por áreas de mata atlântica e cerrado, com populações de tuiuiús, colhereiros, biguás e maguaris, além de capivaras, antas e cervos-do-pantanal. A unidade tem seu território em partes dos municípios de Castilho, Nova Independência, Guaraçaí, São João do Pau D’Alho, Monte Castelo e Junqueirópolis.

Outros planos
No Consema, o plano de manejo do Parque Estadual da Cantareira já foi aprovado pela Comissão Especial e o próximo passo é sua apresentação na plenária para votação dos conselheiros. O documento da Estação Ecológica de Bauru já está no Conselho e aguarda sua análise pelos técnicos da Comissão.

Conheça o  trabalho do Núcleo Planos de Manejo