A APA Itupararanga realizará em 25 e 26 de novembro o seu primeiro seminário de pesquisa. O evento, promovido pela Fundação Florestal em parceria com o  Comitê de Bacias Sorocaba Médio- Tietê, a UFSCar e a ONG SOS Itupararanga, é gratuito e as inscrições para envio de trabalhos técnicos para apresentação em painéis e no caderno de resumos devem ser realizadas até 23 de outubro,  por meio do site
http://www.semapaitupararanga.wordpress.com/ .

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas pelo e-mail:
pesquisa.itupararanga@gmail.com ou pelo telefone (15) 3248-3219 com Patrícia ou Viviane (SOS Itupararanga).

Comissão Organizadora:
Msc. Sandra Eliza Beu (Fundação Florestal)
Dr. André Cordeiro Alves dos Santos (UFSCar)
Dra Iolanda Cristina Silveira Duarte (UFSCar)
Viviane Rodrigues de Oliveira (ONG SOS Itupararanga)
Rosângela Aparecida César (CETESB/ CBH-SMT)
Sarah Regina Vargas (UFSCar)
Mauricio Rachid Garcia (CBH-SMT)
Raquel Marcondes S. De Marco (SMA/ CBH-SMT)

Comissão Científica:
Dr. André Cordeiro Alves dos Santos (UFSCar)
Dra Iolanda Cristina Silveira Duarte (UFSCar)
Dra Viviane Moschini Carlos (UNESP)
Dr. Nobel Penteado de Freitas (UNISO)
Dra Adriana Miwa (USP)
Msc Simone Pereira Casali (UFSCar)

1º Dia:
25 de Novembro de 2009
8h30-9h10: Cadastramento e Recepção

9h-10h: Cerimônia de Abertura – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fundação Florestal, Prefeitura de Ibiúna, UFSCAR, UNESP, UNIP, UNISO, PUC, Comitê de Bacias SMT, ONG SOS Itupararanga

10h-10h30: Coffee-break

10h30-11h: Palestra “A Fundação Florestal e seu papel na Gestão das Áreas de Proteção Ambiental no Estado de São Paulo” – Palestrante: Msc. Claudette Marta Hahn (Gerência de Proteção e Recuperação Ambiental – Fundação Florestal)

11h-12h: Palestra “Plano de Manejo da APA Itupararanga – Construção participativa, principais diretrizes e perspectivas futuras” – Palestrante:  Msc. Sandra Eliza Beu (Gestora da APA Itupararanga – Fundação Florestal)

12h-13h: Intervalo para almoço

13h-14h: Apresentação de painéis

14h-15h: Palestra “Contribuições do projeto BIOTA- FAPESP na área de Proteção Ambiental de Itupararanga” – Palestrante: Prof. Dr. Jean Paul Metzger – Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP)

15h15h30: Coffee-break

15h30-16h30: Palestra “Recuperação da Floresta Estacional no Reservatório Usina Hidroelétrica de Itupararanga, Rio Sorocaba, São Paulo” – Palestrante: Prof Dra Vilma Palazetti de Almeida – PUC .

16h30-17h30: Palestra “A Represa de Itupararanga: História, Relevância e Caracterização Ambiental” – Palestrante: Prof. Dr. Welber Senteio Smith – UNIP-Sorocaba

2º Dia: 26 de Novembro de 2009

8h30-9h30: Palestra “Coleta de sementes e produção de mudas de espécies nativas no entorno da barragem do reservatório Itupararanga”- Palestrante: Prof. Dr. Nobel Penteado de Freitas – UNISO.

9h30-10h30: Palestra “Diagnóstico ambiental e avaliação de uso e ocupação do solo visando a sustentabilidade da represa de Itupararanga” – Palestrante: Prof. Dr. André Henrique Rosa- UNESP- Campus Sorocaba

10h30-11h: Coffee-break

11h-12h: Palestra “Padrões espaciais e temporais de variáveis limnológicas do reservatório de Itupararanga” – Palestrante:  Prof. Dr. IIrineu Bianchini Junior – Universidade Federal de São Carlos- UFSCar.

12h-13h: Intervalo para almoço

13h-14h: Apresentação de painéis

14h-15h: Palestra “Ação da sociedade civil na Gestão Participativa da APA de Itupararanga” – Conselho Gestor da APA

15h-17h: Mesa-redonda “Desafios para gestão do território na Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga” – Fundação Florestal, Comitê de Bacias Hidrográficas SMT, CBA e CETESB