Sob a coordenação do diretor executivo João Gabriel Bruno, a Fundação Florestal experimenta um clima de grande expectativa e mobilização em torno do trabalho destinado a formular as bases para uma ampla e profunda reorganização da Fundação, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

Os trabalhos começaram a partir da posse do diretor técnico e passam pela proposta de reformulação organizacional da instituição responsável pela preservação e produção florestal do Estado. Essa medida é importante e necessária para colocar a Fundação Florestal em totais condições para enfrentar as fortes e crescentes demandas pela proteção ambiental, bem como dotar a instituição com ferramentas tecnologicamente adequadas e pessoal suficiente e capaz para enfrentar os enormes desafios de proteger e desenvolver as Unidades de Conservação do Estado.

O trabalho incorpora um conjunto de projetos prioritários para a Fundação. Tratam desde da revisão da legislação pertinente à existência e aos serviços da Fundação, sistemas de informações para a gestão ambiental das Unidades de Conservação, desenvolvimento de propostas para a elaboração de matriz de concessão de áreas e serviços, desenvolvimento de bases para os chamados mercados verdes, ecoturismo, normalização e ferramentas para comunicação institucional.

O momento é de planejamento, levantamento de todos os aspectos pertinentes a cada um dos projetos prioritários. Grupos de trabalho realizam reuniões temáticas destinadas a preparar os documentos necessários para a reorganização da Fundação Florestal. Primeiro serão amplamente discutidos e referendados internamente e posteriormente deve seguir os rumos para as instâncias de governo e poderes executivo e legislativo.